Acredite ou não, sua língua pode realmente dizer-lhe muito sobre sua saúde. Claro, você provavelmente não está olhando muito no espelho, inspecionando suas ranhuras e cores, mas talvez você devesse. Com base na medicina chinesa, sua língua fornece pistas sobre sua saúde, para que você possa ver em que coisas precisa trabalhar ou quando algo está desequilibrado. Então, pegue o espelho de aumento e dê uma olhada.
1) Se a sua língua tiver um revestimento branco ou manchas brancas, pode ser uma indicação de:
Candidíase: uma infecção por fungos que se desenvolve dentro da boca. Aparece como manchas brancas que são frequentemente a consistência do queijo cottage. A candidíase oral é mais comumente vista em bebês e idosos, especialmente usuários de próteses, ou em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. As pessoas com diabetes e aqueles que estão tomando esteróides inalados para asma ou doença pulmonar também podem obtê-lo.
Leucoplasia: uma condição na qual as células da boca crescem excessivamente, o que leva a manchas brancas na língua e no interior da boca. A leucoplaquia pode se desenvolver quando a língua está irritada, e muitas vezes é visto em pessoas que usam produtos de tabaco. A leucoplaquia pode ser um precursor do câncer, mas não é intrinsecamente perigosa por si só.
Líquen plano bucal: uma rede de linhas brancas levantadas em sua língua que se parecem com rendas.
2) Uma língua vermelha pode ser um sinal de:
Deficiência de vitamina: As deficiências de ácido fólico e vitamina B-12 podem causar a sua aparência avermelhada.
Língua Geográfica: Esta condição faz com que um padrão semelhante a um mapa de manchas avermelhadas se desenvolva na superfície da sua língua. Esses remendos podem ter uma borda branca ao redor deles, e sua localização na língua pode mudar ao longo do tempo. Entretanto, a língua geográfica é geralmente inofensiva.
Escarlatina: uma infecção que faz com que a língua tenha uma aparência semelhante a morango (vermelha e esburacada). Em casos de febre alta e língua vermelha, é necessário consultar um profissional pois antibióticos são necessários para tratar a escarlatina.
Doença de Kawasaki: uma condição que também pode fazer com que a língua tenha uma aparência semelhante a morango. É visto em crianças menores de 5 anos e é acompanhado por febre alta.
3) Se sua língua é negra e peluda:
Muito parecido com o cabelo, as papilas em sua língua crescem durante a sua vida. Em algumas pessoas, elas se tornam excessivamente longas, o que as torna mais propensas a abrigar bactérias. Quando estas bactérias crescem, elas podem parecer escuras ou negras, e as papilas crescidas podem parecer semelhantes a pêlos. Felizmente, essa condição não é comum e normalmente não é grave. É mais provável que ocorra em pessoas que não praticam uma boa higiene bucal. Em pessoas com diabetes, tomando antibióticos ou recebendo quimioterapia também podem desenvolver uma língua cabeluda negra.
4) Se a sua língua está doendo ou esburacada:
Os inchaços dolorosos na sua língua podem ser causados por:
Trauma: acidentalmente morder a língua ou escaldá-la em algo que sai do forno pode resultar em uma língua dolorida até que o dano seja curado. Ranger ou apertar os dentes também pode irritar os lados da língua e causar dor.
Fumar: Fumar irrita a língua, o que pode causar dor.
Aftas: úlceras na boca. Muitas pessoas desenvolvem aftas na língua de uma vez ou outra. A causa é desconhecida, mas acredita-se que o estresse seja um fator.
Câncer bucal: Um caroço ou ferida na língua que não desaparece em duas semanas pode ser uma indicação de câncer bucal. Lembre-se de que muitos tipos de câncer bucal não prejudicam nos estágios iniciais, por isso, não assuma a falta de dor significa que nada está errado.
Veja e analise sua língua!
Nossa dica é para que todos verifiquem a língua diariamente quando escovam os dentes e a língua. Qualquer descoloração, caroços, feridas ou dor deve ser monitorada e avaliada por um profissional se os sinais e sintomas não forem embora dentro de duas semanas!
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.