A maioria das pessoas já ouviu falar do aparelho Invisalign, a maneira invisível de alinhar os dentes por meio de aparelhos transparentes removíveis, mas você conhece a história desse inovador produto ortodôntico?
A Invisalign foi fundada em 1997 por Zia Chishti e Kelsey Wirth em San Jose, Califórnia. Criada como uma alternativa ao aparelho fixo tradicional, a Invisalign usa uma série de placas sequenciais transparentes (alinhadores) que cobrem os dentes e os pacientes as trocam a cada uma ou duas semanas. Assim, lentamente as placas começam a alinhar os dentes. Estes alinhadores devem ser utilizados por cerca de 20 horas por dia, retirando-os para alimentação e higienizacao.
A Invisalign recebeu aprovação da FDA (Food and Drug Administration) em 1998, depois de conseguir US $ 140 milhões em financiamento de capital de risco. Quando a empresa abriu o capital em 2001, foram ganhos US $ 130 milhões adicionais. Hoje, o Invisalign está em alta demanda e é visto não só como uma alternativa aos aparelhos, mas como um concorrente justo que oferece os mesmos resultados com um sistema comprovado, mas diferente.
O surgimento da idéia
Chishti havia terminado seu tratamento ortodôntico quando surgiu a ideia do Invisalign. Ele estava usando um aparelho móvel de contenção como parte de seu próprio tratamento e percebeu que tal abordagem provavelmente poderia ser usada para todo o movimento ortodôntico. Juntando-se a Wirth, e então os dois estudantes do programa de MBA da Universidade de Stanford começaram a procurar desenvolvedores. Como estudantes em Stanford, fazia sentido procurar parceiros em seu próprio campus. Eles encontraram Apostolos Lerios e Brian Freyburger, e os quatro oficialmente criados Align Technology. Seus primeiros investidores vieram da Kleiner Perkins Caufield e (como tantas histórias de sucesso de startups) começaram a desenvolver seu produto em uma garagem de Menlo Park, na Califórnia.
Freyburger e Lerios cuidaram da parte de computação gráfica da empresa, trazendo o colega de pós-graduação Marc Levoy. Por fim, aperfeiçoaram a programação necessária graças ao acesso a um laboratório no campus. No início, mesmo após a aprovação da FDA, os ortodontistas estavam céticos sobre uma mudança tão drástica – especialmente porque nenhum dos fundadores ou parceiros possuía conhecimento ortodôntico. No entanto, a demanda do consumidor forçou os ortodontistas a adotar essa opção revolucionária de tratamento.
Dando às pessoas o que elas querem
Uma enorme campanha de 31 milhões de dólares foi lançada em 2000, e o resto é história. O New York Times o apelidou de “o mais agressivo plano de publicidade ao consumidor que a profissão de dentista já viu”. No mesmo ano, mais de 50% de todos os ortodontistas nos Estados Unidos foram treinados em sistemas Invisalign – e depois os fundadores ofereceram aos dentistas gerais.
No entanto, ainda é melhor confiar apenas em um ortodontista para a adequada realização de seu tratamento ortodontico, quer seja por meio de aparelho fixo ortodôntico ou alinhadores transparentes removíveis.
Aparelhos precursores do Invisalign
A ideia de um alinhador removível não é nova. Foi proposta inicialmente por Kesling, em 1945, sob a forma de posicionadores de borracha confeccionados a partir de modelos de gesso sequencialmente recortados das arcadas dos pacientes. Entretanto, o grande avanço nesse sistema ocorreu quando a empresa Align Technology lançou o sistema Invisalign, pois a tecnologia existente na época já permitiu realizar todo esse sequenciamento de movimento dentário por softwares computadorizados e imprimir tridimensionalmente os biomodelos.
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.