Alinhadores ortodônticos Invisalign First
Uma opção na Ortodontia Preventiva e Interceptativa para o tratamento de crianças
Apesar de não serem uma novidade na Ortodontia, os alinhadores estéticos foram um dos beneficiados pelos recentes avanços tecnológicos na especialidade. Sabemos também que o tratamento dentário de crianças possui características especiais e exclusivas. Normalmente é na infância que os primeiros problemas ortodônticos aparecem e é nesta fase que devem ser iniciadas algumas ações do profissional. Apesar de não existir idade mínima nem máxima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, por volta dos 6 anos de idade.
Além da busca por um sorriso bonito, a terapia ortodôntica interceptativa de crianças está voltada para a prevenção de problemas futuros mais severos, que podem ficar ainda piores conforme o desenvolvimento das arcadas. Para iniciar o tratamento com o Invisalign First (alinhadores ortodônticos para crianças na fase de trocas dentárias), os pacientes devem ter erupcionado os primeiros molares permanentes e pelo menos dois incisivos (permanentes ou decíduos) que tenham no mínimo dois terços aparentes. Os pacientes ainda devem ter ao menos dois dentes decíduos (caninos ou molares decíduos) ou permanentes (caninos ou pré-molares) não erupcionados por quadrante, em no mínimo três quadrantes.
O Invisalign First conta com uma série de características e recursos que potencializam o tratamento.
Os principais recursos disponíveis atualmente com os alinhadores Invisalign
First incluem:
A) Os novos recursos de guia de erupção possibilitam o tratamento de pacientes com alinhadores tanto na dentição decídua quanto na mista. O Invisalign First é atualmente o único alinhador que oferece um guia de erupção dos incisivos superiores e inferiores. Os espaços fornecidos no alinhador permitem que os dentes permanentes entrem em erupção desobstruídos e convenientemente servem como um limite vertical quando os dentes alcançam a posição desejada.
B) A tecnologia SmartStageTM aplica padrões de estadiamento recém projetados para maximizar a previsibilidade da expansão do arco dentário. Essa tecnologia maximiza a eficiência do tratamento, produzindo forças ortodônticas que dão suporte ao movimento dentário necessário para a expansão do arco. Os molares começam a se mover primeiro, seguidos pela expansão simultânea dos caninos e de todos os dentes posteriores. Enquanto isso acontece, o alinhamento simultâneo dos incisivos ocorre desde o início do tratamento, de modo que os jovens pacientes e seus pais podem começar a ver os resultados do tratamento logo no começo.
C) Como complemento da tecnologia SmartStage para o tratamento da Fase 1, agora estão disponíveis novos attachments otimizados para suporte de expansão. Estes attachments são colocados e dimensionados automaticamente para máxima vantagem biomecânica durante a expansão dentária.
D) Para melhorar a retenção do alinhador em coroas clínicas curtas, novos attachments otimizados de retenção também estão disponíveis. Estes attachments são automaticamente dimensionados e posicionados na coroa disponível dos dentes do paciente. Os doutores que preferem usar attachments redondos ou retangulares tradicionais para a retenção do alinhador, ainda podem solicitá-los, mas os novos attachments otimizados de retenção são muito mais convenientes e consistentes com relação à orientação do rebaixo desejado.
A duração da fase 1 (Ortodontia Preventiva ou Interceptativa) varia de acordo com o paciente e o planejamento, mas leva entre seis e 18 meses. Na sequência, o ortodontista pode prosseguir o tratamento com o Invisalign Comprehensive fase 2 (Ortodontia Corretiva final), quando todos os dentes permanentes estiverem nascido. Existe neste momento um desconto financeiro e suporte da empresa para os paciente que fizeram a fase 1.
Assista ao vídeo e compreenda mais sobre esse produto.
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.