Uma pesquisa científica, publicada recentemente no Dental Press Journal of Orthodontics por mim em conjunto com a equipe da Saint Louis University, revela que o Invisalign é uma modalidade terapêutica que pode ser muito bem empregada no tratamento da mordida aberta anterior.
A mordida aberta representa uma das más oclusões mais desafiadoras na Ortodontia, uma vez que tende a proporcionar um difícil tratamento. Ela é determinada pela falta de contato vertical entre os dentes da arcada superior e inferior.
Devido à falta de contato anterior, as mordidas abertas anteriores podem levar ao desgaste excessivo da dentição posterior, deficiências na mastigação e na fala, além da insatisfação com a estética, vindo assim a impactar negativamente os pacientes nos níveis psicológico e emocional.
Ao chegar ao mercado, o sistema Invisalign foi descrito como uma alternativa estética aos aparelhos fixos, sendo indicado basicamente para casos de baixa complexidade. No entanto, com o passar dos anos o sistema evoluiu enormemente e as características incorporadas atualmente permitem tratar problemas oclusais dos mais complexos.
A vantagem do aparelho Invisalign no tratamento da mordida aberta anterior provém principalmente de seu efeito de cobertura total da dentição, evitando a extrusão dos dentes posteriores comumente observada durante a mecânica ortodôntica com aparelhos fixos tradicionais.
Enfim, estamos aí trazendo à tona informações científicas sobre a eficácia desse sistema que definitivamente chegou para revolucionar a Ortodontia! E viva a inovação!!!
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.