Quando seu filho adormece, você quer ouvir os sons de um bom sono: respiração fácil e talvez um suspiro ocasional. Mas alguns pais ouvem os sons mais estridentes de ranger dos dentes, chamados bruxismo, que é relativamente comum em crianças.
Sobre o bruxismo
Bruxismo é o termo médico para o ranger dos dentes ou o aperto das mandíbulas. Muitas crianças podem apresentar bruxismo (2 a 3 em cada 10 vão ranger ou apertar os dentes em algum período, dizem estudos recentes), mas a maioria supera isso. O bruxismo acontece frequentemente durante as fases do sono profundo ou quando as crianças estão sob estresse. As causas do bruxismo em crianças são semelhantes aos adultos, e já foram discutidas em outra postagem anterior (clique aqui).
Efeitos do bruxismo
Muitos casos de bruxismo são detectados sem efeitos negativos, enquanto outros causam dores musculares, articulares ou desgastes dentários acentuados. Normalmente, porém, é mais incômodo para outros membros da família por causa do som de rangimento ou apertamento dental.
Em alguns casos, o ranger e o apertamento noturno podem desgastar o esmalte dos dentes, lascar os dentes, aumentar a sensibilidade à temperatura, causar dor e problemas nos maxilares, como dores na articulação temporomandibular (ATM). A maioria das crianças que apresenta bruxismo grave, no entanto, não tem problemas com a ATM, a menos que sua duração e intensidade durem muito.
Diagnosticando o bruxismo
Muitas crianças que rangem os dentes nem têm consciência disso, então é comum que irmãos ou pais identifiquem o problema.
Alguns sinais para observar:
-ruídos de moagem quando seu filho está dormindo
-reclamações de uma mandíbula dolorida ou rosto depois de acordar de manhã
-dor com mastigar
Se você acha que seu filho está rangendo os dentes, visite o dentista, que examinará os dentes quanto a esmalte lascado e desgaste incomum, e borrifará ar e água nos dentes para verificar se há sensibilidade incomum.
Tratando Bruxismo
A maioria das crianças supera o bruxismo, mas uma combinação de observação dos pais e visitas ao dentista pode ajudar a manter o problema sob controle até que o façam.
Nos casos em que a trituração e o apertamento fazem com que a musculatura da mandíbula fique dolorida ou danifique os dentes, os dentistas podem prescrever um protetor noturno especial semi-rígido (PS: essa placa não é como a da foto! Esse aqui é meu filho tentando encaixar na boca a placa do papai!!! kkkkkk). Moldada para os dentes de uma criança, a placa de proteção noturna é semelhante às plaquinhas de protecção usadas pelos atletas.
Quanto tempo dura o bruxismo?
A maioria das crianças pára de triturar quando perdem os dentes de leite. No entanto, algumas crianças continuam a ranger os dentes na adolescência. E se o bruxismo for causado por estresse, ele continuará até que o estresse seja aliviado.
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.