Como tratar mau hálito ou halitose

Como tratar mau hálito ou halitose

Como tratar mau hálito ou halitose

Mau hálito, também chamado de halitose, pode ser embaraçoso e, em alguns casos, pode até causar ansiedade. Não é de admirar que as prateleiras das lojas estejam cheias de chicletes, balas, enxaguatórios bucais e outros produtos projetados para combater o mau hálito. Mas muitos desses produtos são apenas medidas temporárias porque não resolvem a causa do problema.

Certos alimentos, condições de saúde e hábitos estão entre as causas do mau hálito. Em muitos casos, você pode melhorar o mau hálito com uma higiene dental adequada e consistente. Caso as técnicas simples de autocuidado não resolverem o problema, consulte seu dentista ou médico para ter certeza de que uma condição mais séria não está causando o mau hálito.

IMG_702E0D04EDFD-1

Causas

A maioria do mau hálito começa em sua boca e há muitas causas possíveis. Eles incluem:

Comida. A quebra de partículas de alimentos dentro e ao redor de seus dentes pode aumentar as bactérias e causar um odor desagradável. Comer certos alimentos, como cebola, alho e especiarias, também pode causar mau hálito. Depois de digerir esses alimentos, eles entram na corrente sanguínea, são levados aos pulmões e afetam a respiração.
Produtos de tabaco. Fumar provoca o seu próprio odor desagradável. Fumantes e usuários de tabaco oral também são mais propensos a ter doenças gengivais, outra fonte de mau hálito.
Má higiene bucal. Se você não escova e usa fio dental diariamente, as partículas de comida permanecem na sua boca, causando mau hálito. Um filme incolor e pegajoso de bactérias (placa) se forma em seus dentes. Se não for removida, a placa pode irritar as gengivas e, eventualmente, formar bolsas cheias de placas entre os dentes e as gengivas (periodontite). Sua língua também pode capturar bactérias que produzem odores. Dentaduras que não são limpas regularmente ou não se encaixam corretamente podem abrigar bactérias causadoras de odor e partículas de alimentos.
Boca seca. A saliva ajuda a limpar a boca, removendo partículas que causam maus odores. Uma condição chamada boca seca ou xerostomia pode contribuir para o mau hálito porque a produção de saliva é diminuída. A boca seca ocorre naturalmente durante o sono, levando à “respiração matinal”, e piora se você dorme com a boca aberta. Boca seca crônica pode ser causada por um problema com suas glândulas salivares e algumas doenças.
Medicamentos. Alguns medicamentos podem indiretamente produzir mau hálito, contribuindo para a boca seca. Outros podem ser quebrados no corpo para liberar produtos químicos que podem ser carregados em sua respiração.
Infecções na sua boca. O mau hálito pode ser causado por feridas cirúrgicas após cirurgia oral, como remoção de dentes, ou como resultado de cáries, doenças das gengivas ou feridas na boca.
Outras infecções da boca, nariz e garganta. O mau hálito pode ocasionalmente originar-se de pequenas pedras que se formam nas amígdalas e estão cobertas de bactérias que produzem odor. Infecções ou inflamação crônica no nariz, seios da face ou garganta, que podem contribuir para o gotejamento pós-nasal, também podem causar mau hálito.
Outras causas. Doenças, como refluxo gastroesofágico, alguns tipos de câncer, e condições como distúrbios metabólicos, podem causar um distintivo odor de respiração como resultado de produtos químicos que produzem. O refluxo crônico de ácidos estomacais (doença do refluxo gastroesofágico) pode estar associado ao mau hálito. Mau hálito em crianças pequenas pode ser causado por um corpo estranho, como um pedaço de comida, alojado em uma narina.


Dr. Guilherme Thiesen

– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.