Dentes amarelados: o que pode ser?

Dentes amarelados: o que pode ser?

Dentes amarelados: o que pode ser?

Um dos principais desconfortos em relação ao sorriso são os dentes amarelados. 

Porém, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os dentes amarelados podem ser a ponta do iceberg  de muitos outros problemas bucais, além de simplesmente questões de higiene e estética. 

É por isso que hoje a Thiesen Odontologia, Clínica Odontológica em Florianópolis, separou esse artigo, para orientar você sobre algumas causas do aspecto amarelado nos dentes, e quais os possíveis tratamentos para que você tenha o sorriso que sempre sonhou.

Continue a leitura!

Hábitos alimentares

Alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem alterar a cor do esmalte dos dentes.

Isso acontece especialmente em razão dos corantes contidos nos ingredientes dos alimentos, sendo que  aqui abaixo podemos citar os principais:

  • refrigerantes;
  • café;
  • sucos artificiais; 
  • chocolates;
  • molhos;
  • vinhos.

Vale lembrar que o amarelamento dos dentes ocorre quando há o consumo exagerado, sendo que manter uma alimentação balanceada é o mais indicado nesses casos, para não se privar dos alimentos, mas também para não ultrapassar a quantidade ideal e prejudicar a sua saúde bucal.

Tabagismo 

A nicotina contida nos cigarros prejudica o esmalte dos dentes, deixando-os com manchas, especialmente quando o consumo se torna frequente. 

Vale lembrar que, além do amarelamento, o cigarro é uma das principais causas de câncer bucal, além de outros problemas relacionados, como perda dos dentes e infecção na gengiva, devendo ser um ponto especial de atenção no consumo. 

Genética

A causa dos dentes amarelados também pode ser hereditária, sendo que esta causa infelizmente não pode ser evitada, mas, através de tratamento odontológico, pode ser corrigida. 

Nesses casos, os próprios dentes de leite (que deveriam ser bem branquinhos, como o próprio nome diz!) já nascem com um aspecto amarelado e fragilizados, podendo ser percebidos nos primeiros anos da infância. 

Tais anomalias congênitas são chamadas de dentinogênese e amelogênese imperfeita, que afetam especialmente o esmalte dentário, alterando a sua cor. 

Falta de higiene bucal

Apesar de não ser a única causa determinante, a falta de higiene bucal também pode ocasionar dentes amarelados, e, na maioria das vezes, é a causa mais comum. 

Portanto é importante manter a limpeza diária dos dentes, com a escovação após a alimentação, uso de fio dental e enxaguante bucal, quando recomendado pelo dentista. 

Além disso, consulte regularmente o dentista, para fazer a limpeza mais profunda com remoção da placa bacteriana, evitando cáries, tártaros e demais problemas bucais.

Possibilidades de tratamento para dentes amarelados 

Como visto acima, essas são algumas das causas, sendo que não excluem outras possibilidades que são analisadas individualmente em consulta clínica. 

Mas a boa notícia é que, para todos os tipos de casos, existem tratamentos para corrigir os dentes com aspectos amarelados. 

Vale lembrar que, independente do procedimento, é importante manter a higiene e os bons hábitos alimentares, para que o problema não se torne recorrente.

Confira abaixo os principais tipos de tratamentos realizados na Thiesen Odontologia nessas situações. 

Clareamento dental 

Existem diversos tipos de clareamento dental, que trazem o aspecto de dentes mais brancos. 

Na maioria dos casos, o clareamento tem sido a solução para recuperar a autoestima de quem sofre com dentes amarelados, porém, é importante ter a recomendação do dentista para verificar qual o tipo de clareamento dental é indicado. 

Isso porque existem basicamente dois tipos de clareamento dentário: caseiro (onde em casa o paciente coloca o gel indicado por seu dentista em uma moldeira específica), ou de consultório (quando no consultório o dentista aplica um gel em maior concentração por um período de tempo mais curto).

Além disso, precisa ser avaliado se essa é a solução mais eficaz, pois apesar de ser um tratamento popular, não se enquadra para todos os pacientes.

Em casos de existirem previamente manchas brancas nos dentes, por exemplo, o clareamento pode ressaltar ainda mais as manchinhas brancas espalhadas pelos dentes. 

Por isso, faça uma consulta e verifique a possibilidade. Não arrisque fazer o clareamento dental com produtos comprados pela internet, pois além de não ser efetivo, ele não é recomendado por profissionais.

Lentes de contato/facetas

Uma solução que tem sido popularmente utilizada para manter a estética dos dentes com um aspecto mais branco é o uso de lentes de contato ou facetas de porcelana. 

Ambas são de cerâmica, porém, são preparadas e colocadas nos dentes de formas diferentes. 

As facetas de porcelana exigem um desgaste maior do dente antes de ser colocada, enquanto que a lente de contato dental tem uma espessura fina, com pouco ou nenhum desgaste dentário necessário em alguns casos.

Existem ainda as facetas de resina, onde pouco ou nenhum desgaste torna-se necessário para sua colocação junto ao dente. 

Mas lembre-se:  em dentes com presença prévia de restaurações ou com forma já reduzida, a faceta de porcelana pode ser a melhor opção pois ela é mais resistente à pigmentação e fratura. 

É importante que a aplicação desses procedimentos seja avaliada por um profissional cuidadoso e seja realizada o mais natural possível, para que o sorriso não aparente um aspecto artificial. 

Um bom parâmetro de naturalidade é que a cor dos dentes corresponda à mesma intensidade branca dos olhos, para manter a harmonia facial. 

Consulta ao dentista com frequência

A visita frequente ao dentista evitará o acúmulo de bactérias e pigmentos, auxiliando a manter os dentes brancos e saudáveis. 

Além disso, poderá identificar, de forma prévia, a necessidade de um tratamento específico, que poderá ser mais rápido e eficaz quando tratado já no início. 

Sendo assim, não importa a idade: crianças, adultos e idosos precisam realizar consultas preventivas no período de 6 em 6 meses, para manter a limpeza e saúde bucal em dia.

Encontre dentista especializado em clareamento em Florianópolis

Se você está descontente com o aspecto amarelado dos seus dentes, a Clínica Odontológica Thiesen pode ajudar você. 

Temos dentistas especializados em todas as áreas da odontologia, além de disponibilizar todos os exames de imagem, em um lugar só.

 Assim, em uma consulta podemos identificar prontamente a causa dos dentes amarelados e a possibilidade de fazer o clareamento, ou sugerir outras soluções de tratamento para entregar o sorriso dos seus sonhos. 

Nossa clínica está localizada na Avenida Madre Benvenuta, 1285 Bairro Santa Mônica/Florianópolis – SC, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Agende sua consulta e venha nos visitar!

Se você deseja conhecer o dia a dia da clínica, acompanhe nosso canal no Youtube, e nos siga nas redes sociais Facebook e Instagram!