Sofre com dentes sensíveis? Conheça as causas e o que fazer

Sofre com dentes sensíveis? Conheça as causas e o que fazer

Sofre com dentes sensíveis? Conheça as causas e o que fazer

O sorriso tem o poder de transmitir felicidade e alegrar a vida de qualquer pessoa. Porém, se você sofre com dentes sensíveis, pode achar difícil aproveitar coisas simples do dia a dia, como tomar uma deliciosa xícara de café ou aquele sorvete favorito. 

A sensibilidade dentária é um problema comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas (em torno de 34% da população no Brasil), podendo ser causada por cáries, abrasões e erosões dentárias ou exposição das raízes (que possuem estrutura menos resistente às agressões do meio bucal). Por outro lado, existem tratamentos e métodos preventivos para aliviar a dor e melhor a saúde bucal. 

Vamos descobrir um pouco mais sobre as causas dos dentes sensíveis e o que fazer para resolver? Continue lendo este artigo da Thiesen Odontologia e descubra tudo sobre o assunto!

As principais causas dos dentes sensíveis

Esse problema surge quando a camada externa do dente, conhecida como esmalte, sofre um desgaste ou uma danificação, expondo a dentina. Ela tem aspecto poroso e conta com diversos canais, conhecidos como túbulos, que se conectam com os nervos internos do dente. 

Porém, quando a dentina é exposta, os alimentos e bebidas entram em contato com as terminações dos nervos e causam dor ou desconforto.

Além disso, algumas das principais causas dos dentes sensíveis são:

Cáries

Ocorre quando as bactérias presentes na placa bacteriana produzem um ácido que prejudica o esmalte do dente, formando pequenas cavidades na região. A cárie pode avançar até à dentina, gerando sensibilidade e dor.

Desgaste do esmalte

A escovação excessiva ou muito forte pode remover a camada protetora do esmalte do dente, deixando a dentina exposta. Quando associada a um creme dental muito abrasivo, como os de promessa clareadora e com carvão ativado na composição, a capacidade de desgaste é ainda maior. Além disso, o bruxismo (ato de ranger os dentes) também danifica o esmalte, gerando dores na região.

Retração gengival

Esse problema acontece quando o tecido gengival se retrai, expondo a raiz do dente e ocasionando a sensibilidade na região. A retração da gengiva pode acontecer por má escovação, uso inadequado do fio dental, bruxismo, mordida inadequada ou até mesmo por motivos genéticos.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva que causa sensibilidade nos dentes. O problema acontece quando se acumula placa bacteriana na gengiva, gerando inflamação. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para situações mais graves, como o amolecimento e a perda dos dentes.

Tratamentos dentários

Existem alguns procedimentos dentários que podem deixar seus dentes mais sensíveis, por um período curto de tempo. O clareamento dental, tratamento de canal e restaurações são alguns desses procedimentos. 

Ingestão de alimentos ácidos

Os alimentos ácidos também podem desencadear a sensibilidade dentária. Frutas cítricas, isotônicos, vinhos, café e refrigerantes, por exemplo, ajudam a corroer o esmalte dental e expor a dentina. Por isso, se você sofre com dentes sensíveis, é recomendável diminuir o consumo de alimentos e bebidas que contém ácidos ou intercalar o consumo com um copo de água. Outra forma de minimizar os riscos da acidez, é fazer bochechos com água (3 a 5 x) antes da escovação.

Tratamentos para dentes sensíveis

A boa notícia é que você pode aliviar a sensibilidade dos dentes de diversas formas. O tratamento mais adequado dependerá das causas. Entretanto, algumas das maneiras mais comuns para resolver isso são:

  • Solução com flúor e vernizes para fortalecer o esmalte dos dentes;
  • Creme dental dessensibilizante para bloquear a sensibilidade;
  • Restauração dentária em casos de cáries ou lesões aparentes no dente;
  • Laser;
  • Recobrimento gengival da raiz exposta;
  • Tratamento de canal para remover o tecido nervoso do dente e aliviar a dor, em casos mais graves;
  • Placa de bruxismo para proteger os dentes e evitar que tensão do ranger/apertar danifique o esmalte e cause a sensibilidade;
  • Alinhamento dentário com Invisalign caso a sensibilidade seja causada por dentes tortos que encostam de maneira prematura.

E como prevenir a sensibilidade?

Assim como existem diversos tratamentos, também há uma série de prevenções para o problema. Por exemplo, escovar os dentes suavemente, utilizar creme dental com flúor e usar fio dental todos os dias são algumas delas.

Além disso, é muito importante agendar consultas regulares com um dentista para avaliar sua saúde bucal, avaliar a causa da sensibilidade e recomendar o tratamento mais adequado. 

Através da avaliação, o profissional também pode realizar alguns procedimentos para proteger o esmalte e diminuir a sensibilidade, seja com a aplicação de flúor, uso de soluções obliteradoras ou até mesmo a restauração dentária.

Se você busca por uma Clínica Odontológica em Florianópolis para tratar seus dentes sensíveis, saiba que a Thiesen Odontologia é a melhor opção da região!

Com o atendimento especializado e excepcional do Dr. Guilherme Thiesen, você consegue identificar as causas da sensibilidade e seguir com o melhor tratamento, especialmente em casos que há a necessidade de usar alinhadores, como o Invisalign.

Para isso, basta entrar em contato conosco, agendar uma consulta e seguir com o melhor procedimento para sua saúde!

Aproveite para seguir a nossa página no Instagram e acompanhar os conteúdos em vídeos no YouTube. Até mais!