Dentes tortos: conheça as causas, consequências e tratamentos!

Os dentes tortos, ou ‘’dentes encavalados’’ como são conhecidos popularmente, constituem os mais comuns dos problemas das arcadas dentárias, sendo que os dados epidemiológicos apontam que cerca de 65% das pessoas possuem dentes anteriores tortos num grau moderado a severo.

Discretos ou expressivos, praticamente todo mundo já se sentiu incomodado com o desalinhamento dental, buscando frequentemente o dentista para soluções.

O sorriso é o nosso cartão de visitas, e nós sabemos como é incômodo não se sentir à vontade para sorrir.

Muito além do fator estético, a origem dos dentes tortos pode ser somente a ponta do iceberg de outras questões, como doenças bucais, hábitos nocivos, ou até mesmo problemas genéticos.

E, por consequência, a falta de correção pode ocasionar outros problemas dentários, que serão demonstrados abaixo.

Nós da Thiesen Odontologia queremos esclarecer suas dúvidas, e trazer a solução que você precisa para ter um sorriso lindo e saudável!

Vamos conferir?

Causas de dentes tortos

Existem diversas causas que podem ocasionar os dentes tortos.

Em consulta com um dentista, ele saberá avaliar o caso individualmente, e identificar o motivo que causa o desalinhamento dental, apontando assim as possibilidades de tratamento.

Porém, os dentes tortos já podem ser identificados logo cedo, quando da troca dos dentes de leite para os dentes permanentes, sendo que já é possível, a partir desse momento, buscar soluções para correção do sorriso.

Dentre as causas, podemos citar as principais para o ocasionamento de dentes tortos:

• Uso em excesso de chupeta quando criança, ou ainda o hábito de chupar o dedo, sendo que essa pode ser uma causa evitada;
  • genética;
  • dentes a mais (supranumerários);
  • perda antecipada de dentes de leite;
  • problemas na formação da arcada dentária;
  • respiração bucal;
  • dentre outros.

Problemas causados por dentes tortos

Como mencionado brevemente na introdução, os dentes tortos podem ocasionar uma série de outros problemas.

Isso porque o desalinhamento dentário dificulta a mordida adequada e a higienização dos dentes, ocasionando o acúmulo de bactérias, que em longo prazo podem gerar:

• tártaro;
  • periodontite;
  • gengivite;
  • cárie;
  • mau hálito;
  • problemas de digestão.

Outros problemas também poderiam ser citados, porém, esses são os mais comuns, sendo de extrema importância a busca imediata da correção dos dentes tortos, para manter a saúde dental.

É possível corrigir dentes tortos de forma rápida?

A resposta dessa pergunta deve vir acompanhada da análise de um profissional, no caso, o dentista que irá avaliar a sua situação, as principais causas dos dentes tortos, e o que é preciso ser feito para corrigi-los.

O tempo de tratamento irá depender do grau de desalinhamento, e também dos procedimentos que precisam ser feitos.

Em alguns casos mais simples, a colocação de uma faceta no dente pode resolver o problema de forma simples e rápida, porém, em casos mais complexos pode ser necessário a extração de algum dente, e a continuidade do tratamento com aparelho ortodôntico.

Além disso, a condução por um profissional experiente faz toda a diferença, uma vez que a sua expertise possibilitará o planejamento necessário, para que o tratamento seja o mais eficaz e reduzido possível.

Uma alternativa que tem sido uma solução eficaz e rápida para dentes tortos é o aparelho Invisalign, o aparelho com placas removíveis e invisíveis.

Aqui na Thiesen Odontologia, Clínica Odontológica em Florianópolis, realizamos os tratamentos de diversos pacientes com Invisalign, e ao final dos tratamentos podemos ver a satisfação deles com o sorriso que sempre sonharam!

Contamos com o atendimento especializado do Dr. Guilherme Thiesen, que além de seus inúmeros diplomas (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), é certificado por ser um dos dentistas que mais trata casos com Invisalign no Brasil, e é palestrante internacional de Invisalign.

Se você possui dentes tortos e deseja fazer uma avaliação sem compromisso, entre em contato conosco e agende a sua visita. Ficaremos felizes em receber você!

Acompanhe nosso canal no Youtube, e nos siga nas redes sociais Facebook e Instagram para acompanhar as novidades!