O tratamento ortodôntico não termina com a remoção do aparelho. Existe aí a fase de contenção, na qual geralmente é utilizada uma placa removível superior e uma barra colada atrás dos incisivos inferiores, com o objetivo de manter os dentes nas melhores posições por mais tempo, diminuindo assim o risco deles voltarem a entortar. Assim, as contenções preservam e estabilizam os resultados alcançados durante o tratamento ortodôntico. Este ano eu publiquei juntamente com professores da Saint Louis University um artigo no Journal of the World Federation of Orthodontists sobre o tema em questão, comparando tipos distintos de aparelhos de contenção.
Entretanto, vale lembrar que os dentes se movimentam durante toda a vida e, assim como criamos rugas na pele, estes podem se desgastar e se movimentar (o que eu costumo falar que são as “rugas da boca”). Isto é fisiológico, sendo que o osso de suporte e os tecidos musculares adjacentes também se modificam com o passar da idade. Um adequado tratamento ortodôntico tende a minimizar essa característica, realizando uma adequada movimentação dentária para dentro do tecido ósseo de suporte e posteriormente fazendo o uso continuado das contenções por um prazo estendido.
Seu ortodontista é quem irá recomendar como e por quanto tempo devem ser usadas as contenções. Isto irá depender das características inicias da má oclusão dentária e do tipo de movimento realizado. Em média um período de 12 a 24 meses é o suficiente para que as fibras colágenas que ligam o dente no osso se reorganizem na nova posição obtida ao término do tratamento. Usá-las por mais tempo irá evitar não o reaparecimento do problema, mas sim tornará mais provável que os dentes permaneçam em longo prazo onde seu ortodontista os colocou, evitando assim “as rugas da boca”.
Por isso, lembre-se de utilizar e higienizar corretamente seus aparelhos de contenção. Você é a pessoa encarregada de garantir que seus dentes continuem bem alinhados para o resto da vida!
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.