Serviços

Ortodontia e Ortopedia Facial

Nossos tratamentos são elaborados de maneira integrada visando promover os melhores resultados para cada paciente, de acordo com a sua necessidade. Conheça abaixo, em detalhes, cada serviço que oferecemos.

Ortodontia e Ortopedia Facial

Ortodontia e Ortopedia Facial

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que se ocupa da prevenção e tratamento dos defeitos de posicionamento dentário, como dentes tortos, desnivelados, dentes projetados, arcadas desencaixadas, dentre outros. Com o auxílio da Ortopedia Facial, podem ser tratados casos que apresentem problemas de mau relacionamento das bases ósseas, como por exemplo deficiência ou excesso de maxila (arcada superior) ou mandíbula (arcada inferior), através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento esquelético. O tratamento e a melhora no posicionamento dos dentes e maxilares contribui para a saúde bucal, aumento da autoestima e melhor qualidade de vida do paciente.

Implantodontia

Implantodontia

A Implantodontia se concentra na colocação de implantes dentários, que são estruturas de titânio inseridas no tecido ósseo para substituir a raiz do dente ausente. Uma vez que o implante é colocado, um dente artificial pode ser fixado no topo do implante para restaurar a função e a estética dentária.Com dentes fixos sobre implantes, as pessoas passam a comer, falar e sorrir com mais confiança.Aqui na Thiesen Odontologia, já na primeira consulta, fazemos o planejamento digital 3D por meio de escaneamento tridimensional da arcada e tomografia para planejar o implante, tudo feito dentro da clínica. Assim, a cirurgia de implante é feita guiado pelo computador, o que garante que muitos implantes sejam colocados sem a necessidade de cortes na gengiva, trazendo menor desconforto e maior precisão nos resultados.

Estética e Dentística

Estética e Dentística

A Estética e a Dentística se concentram em melhorar a aparência (forma, tamanho e cor) e saúde dos dentes em geral. Seu foco é restaurar os dentes danificados ou quebrados, tratando cáries, dentes sensíveis, dentes manchados, fazendo procedimentos estéticos e cuidando da saúde bucal em geral. Os procedimentos mais comuns incluem restaurações com resina composta, restaurações de porcelana, facetas de porcelana, lentes de contato dental, coroas e clareamento dental (podendo ser de três tipos: 1) clareamento dos dentes em consultório, 2) clareamento caseiro ou ainda um 3) clareamento misto; dependendo da necessidade de cada caso em particular). Ambas as áreas são importantes para a saúde e autoestima dos pacientes.

Odontopediatria

Odontopediatria

A Odontopediatria se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas bucais de crianças e adolescentes. Pode envolver desde orientações para evitar a instalação de doenças até a realização de medidas curativas para possibilitar que as crianças cheguem à idade adulta com qualidade de vida e saúde. Os principais procedimentos são: 1. Profilaxias para prevenção de cáries; 2. Tratamento restauradores e reabilitadores para lesões de cárie; 3. Tratamentos de canal para dentes de leite; 4. Tratamento para dentes de leite perdidos precocemente; 5. Atendimentos de urgência para traumatismos nos dentes de leites; 6. Aparelho ortodôntico para crianças; 7. Sedação para crianças extremamente agitadas ou com grande medo de dentista; 8. Abordagens preventivas e educadoras quanto aos hábitos bucais de higiene otimizada (abordagem lúdica, escovação dos bichinhos, etc).

Harmonização Orofacial

Harmonização Orofacial

A Harmonização Orofacial envolve um conjunto de técnicas e procedimentos que têm como objetivo a reestruturação, ajuste e correção, tanto de ângulos e convexidades faciais como da pele em si, que trazem mais harmonia ao rosto, ou realçam características já existentes. Ao contrário do que muitos pensam, a harmonização não visa uma transformação radical da face, mas sim uma melhora em suas proporções e equilíbrio, tornando o conjunto em si mais estético e valorizando belezas naturais. É recomendada para homens e mulheres que se sentem incomodados com as suas características faciais ou ainda para aquelas mudanças que ocorrem com o passar do tempo, como perda de volume ósseo e tecidual, aparecimento de rugas e linhas de expressão, e perda de elasticidade da pele. Os procedimentos mais realizados incluem: toxina botulínica, preenchimento labial, preenchimento facial, bioestimulador, fios lisos de PDO, microagulhamento e peeling.

Próteses Dentárias

Próteses Dentárias

Próteses Dentárias são dispositivos artificiais projetados para substituir dentes ausentes ou danificados, restaurando assim a função e aparência dos dentes naturais. As próteses dentárias podem ser feitas de vários materiais, incluindo resina, porcelana e metal, e podem ser removíveis ou fixas por meio de implantes dentários ou pontes. As próteses dentárias são usadas para tratar uma variedade de condições, incluindo perdas dentárias por cáries avançadas, doença periodontal, trauma e perda óssea. Além de melhorar a função e a aparência dos dentes, as próteses dentárias também podem ajudar a melhorar a fala e a mastigação, prevenir a perda óssea e evitar que os dentes restantes mudem de posição. A escolha da prótese dentária mais adequada para cada indivíduo dependerá das suas necessidades específicas e do seu orçamento.

Cirurgia

Cirurgia

A Cirurgia Dentária (ou Cirurgia Buco-maxilo-facial) se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e condições que afetam os dentes, a boca, os maxilares e outras estruturas relacionadas. Existem vários tipos de cirurgias dentárias, desde procedimentos simples como extrações de dentes, até intervenções mais complexas como cirurgia ortognática, enxertos ósseos, patologias, dentre outros. A cirurgia ortognática é uma intervenção mais complexa que é realizada para corrigir problemas de desarmonia dos maxilares. Ela pode ser necessária para tratar condições como apneia do sono, problemas graves de mordida e problemas de fala. Em resumo, a Cirurgia Dentária é uma especialidade importante que oferece soluções para uma ampla gama de problemas relacionados à saúde bucal.

Endodontia

Endodontia

A Endodontia é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e da raiz dentária. Ela trata a estrutura interna do dente (canal ou nervo do dente) quando este é acometido por cáries profundas, trincas devido a traumas, restaurações de grande extensão e outras situações. Quando há envolvimento dos tecidos mais internos do dente, dores intensas ou até mesmo inchaço no local podem ocorrer. Através do tratamento de canal é possível manter a raiz do dente e a partir disso realizar restaurações ou próteses dentárias, melhorando a mastigação e a estética do dente acometido. Sendo assim, a Endodontia tem como principal objetivo a manutenção do dente natural do paciente, garantindo mais saúde ao paciente.

Periodontia

Periodontia

A Periodontia se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e condições que afetam as estruturas que sustentam os dentes, incluindo as gengivas, os ligamentos periodontais, o osso alveolar e o cemento dentário. A doença periodontal é uma das principais áreas de atuação da periodontia. Esta é uma condição inflamatória que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. A doença periodontal é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que pode levar a gengivas vermelhas e inchadas, sangramento gengival, retração gengival, mau hálito, sensibilidade nos dentes e, em casos mais graves, perda óssea e perda dos dentes. Além do tratamento da doença periodontal, a Periodontia também se concentra na prevenção da recorrência da doença e na manutenção da saúde periodontal a longo prazo.

Saúde Bucal Preventiva

Saúde Bucal Preventiva

A Saúde Bucal Preventiva se concentra na prevenção de problemas dentários antes que eles ocorram ou se tornem mais graves. É baseada em hábitos de higiene bucal adequados, exames regulares com o dentista e educação sobre a alimentação e manutenção otimizada da saúde bucal. Além disso, é importante fazer exames de imagem regulares com o dentista (lembrando que na Thiesen Odontologia temos todos os exames dentro da clínica para seu conformo e comodidade, sem custo adicional). A educação sobre a importância da saúde bucal também é fundamental na prevenção de problemas dentários. Isso pode incluir informações sobre como escovar e usar o fio dental corretamente, como escolher alimentos saudáveis para os dentes e a importância da prevenção de problemas dentários desde a infância.

Exames de Imagem

Exames de Imagem

Os exames de imagem são ferramentas importantes utilizadas na odontologia para um melhor diagnóstico e planejamento do tratamento. Existem vários tipos de exames de imagem disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.Um dos exames de imagem mais comuns na odontologia é o raio-X dentário. Ele é utilizado para detectar cáries, problemas na raiz do dente, problemas no osso que suporta os dentes, dentes impactados e outras condições que podem não ser visíveis a olho nu. O raio-X dentário também pode ser usado para ajudar no planejamento de procedimentos, como extrações de dentes ou implantes dentários.Outro exame de imagem comum é a tomografia computadorizada (TC) ou a tomografia cone beam (TCB). Estes exames fornecem imagens em 3D da boca, dentes e ossos, permitindo uma visualização mais detalhada de estruturas complexas. Eles são frequentemente utilizados para o planejamento de procedimentos complexos, como cirurgias ortognáticas, colocação de implantes dentários ou para avaliação de problemas de ATM.A ressonância magnética (RM) também pode ser utilizada na odontologia para avaliar a articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelos movimentos da mandíbula. Ela pode ser útil no diagnóstico de deslocamentos da ATM, artrite, tumores e outros problemas.Outros exames de imagem utilizados na odontologia incluem a radiografia panorâmica, que fornece uma visão geral dos dentes e ossos da boca, e a radiografia oclusal, que é usada para avaliar a mordida e o alinhamento dos dentes.É importante ressaltar que todos os exames de imagem devem ser realizados apenas quando necessário, levando em consideração a exposição à radiação e o custo do procedimento. O dentista deve avaliar cada caso individualmente e recomendar o exame de imagem mais apropriado para o diagnóstico e planejamento do tratamento.

Odontologia do Sono

Odontologia do Sono

A Odontologia do Sono é uma área da prática odontológica que se concentra no uso de aparelhos bucais para tratar distúrbios respiratórios do sono, incluindo ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS).Isso porque o sono tem um impacto direto na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. Quando a qualidade do sono é ruim devido ao ronco e apneia obstrutiva do sono, tanto as crianças como os adultos podem sofrer graves consequências. Nas crianças, os distúrbios do sono podem ocasionar problemas no crescimento dos maxilares e no posicionamento dos dentes. No âmbito da saúde geral, as crianças tendem a ter menor rendimento escolar e maior cansaço nas atividades esportivas. Nos adultos, distúrbios do sono estão associadas a problemas como sonolência diurna, pressão alta, diabetes, impotência sexual, dentre outros.

Scanner Bucal

Scanner Bucal

Nossa clínica possui um scanner bucal, o iTero Element, que proporciona uma cópia digital 3D dos dentes sem o uso de material desconfortável. Isso aumenta a rapidez e precisão do tratamento, com visualização dos resultados na primeira consulta. O scanner também é capaz de monitorar o desgaste dos dentes e gengivas ao longo dos anos, possibilitando um planejamento individualizado para cada paciente.