A combinação da Ortodontia com a cirurgia ortognática é uma forma de corrigir casos severos de má oclusão e de anormalidades entre os maxilares.
Quando o tratamento orto-cirúrgico é necessário?
Os maxilares superior e inferior são as bases nas quais os dentes estão alinhados. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si , a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente no que diz respeito a pacientes adultos. O ortodontista , juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial , terá então que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica, visando harmonizar as bases ósseas e os dentes ao mesmo tempo.
Para realizar um tratamento orto-cirúrgico, existe um período inicial de aparelhos fixos com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes; após esta fase ter sido concluída é que o paciente será submetido à cirurgia e retornará para a finalização do tratamento.
Atualmente os avanços na área permitem com que essa fase inicial com aparelhos seja cada vez mais curta, bem como a cirurgia mais precisa e confortável. Isso repercute em menor tempo de tratamento e resultados finais bastante previsíveis.
Dr. Guilherme Thiesen
– Pós-Doutorado na Saint Louis University, Saint Louis, EUA.
– Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
– Prof. de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia.
– Ortodontista clínico em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.