A vida dos pacientes oncológicos não é fácil e é repleta de desafios, sendo que a saúde bucal muitas vezes fica em segundo plano. Porém, existem algumas manifestações bucais que podem prejudicar diretamente a qualidade de vida durante o tratamento.
Os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, alteram alguns aspectos na cavidade oral. Infelizmente, essas mudanças são desconfortáveis e comprometem o bem-estar e a recuperação do paciente.
Se você é uma pessoa que está passando pela fase de tratamento, entenda que é muito importante saber dessas manifestações bucais. Hoje, vamos comentar quais são esses problemas orais e como a odontologia pode aliviar os sintomas. Confira a seguir!
9 manifestações bucais que surgem em pacientes oncológicos
Durante o tratamento do câncer, muitos pacientes podem sentir alguns pequenos desconfortos e até mesmo complicações mais graves na boca. Isso gera dores e uma carga de estresse no dia a dia, o que deve ser evitados ao máximo.
Abaixo, veja quais são esses problemas orais:
1. Infecções dentárias e periodontais
Esse é um sinal comum em pacientes oncológicos. Na maioria dos casos, as infecções dentárias e periodontais surgem por causa da baixa imunidade e da dificuldade de manter uma boa higiene bucal durante o tratamento.
O sistema imunológico fica comprometido pelo tratamento e não consegue combater os microrganismos que se proliferam na boca, o que abre brecha para o surgimento de infecções.
2. Candidíase oral
A candidíase oral é uma infecção causada por fungos, que também é bastante recorrente em pacientes oncológicos. Isso ocorre principalmente pela alteração da flora bucal, a qual é um fator propício ao desenvolvimento do fungo Candida. O desconforto e a dor são os principais sintomas.
3. Xerostomia
Também conhecida como “boca seca”, a xerostomia é outro problema comum na vida dos pacientes oncológicos. O ressecamento é causado pelo efeito dos tratamentos, principalmente quimioterapia.
Algumas pessoas sentem dor ou dificuldade para engolir, além de aumentar o risco de infecções.
4. Mucosites
As mucosites são uma das manifestações mais desconfortáveis enfrentadas por pacientes oncológicos. Consistem em feridas e úlceras dolorosas que se formam na boca, dificultando a alimentação e a fala. Elas surgem devido ao efeito dos tratamentos que afetam a divisão celular das células da mucosa bucal.
5. Herpes bucal
Em pacientes oncológicos, o herpes pode surgir devido ao estresse e também à queda de imunidade. Essa infecção causa dores nos lábios e na boca, sendo um incômodo insistente na vida do paciente.
6. Limitação na abertura da boca
As pessoas que passam por radioterapia na região da cabeça e pescoço sentem dificuldade de abrir a boca. Isso é um problema, pois dificulta a mastigação, a fala e também a escovação dos dentes.
7. Necroses ósseas
A necrose óssea pode surgir em pacientes que passam por radioterapia ou usam alguns medicamentos, como os bifosfonatos. Isso surge quando há perda de circulação sanguínea em partes do osso, o que gera a morte de áreas de tecido ósseo nos maxilares.
8. Sangramentos na gengiva
Outra manifestação é o sangramento na gengiva. Essa condição ocorre pela fragilidade dos vasos sanguíneos e a menor capacidade de coagulação, que são efeitos muito comuns dos tratamentos contra o câncer.
9. Alterações no paladar
O gosto dos alimentos pode mudar completamente, fazendo com que o paciente oncológico sinta sabores metálicos ou não consiga mais identificar alguns gostos. Assim, leva à perda de apetite e à deficiência nutricional.
Como a laserterapia consegue ajudar pacientes oncológicos
A laserterapia é uma ótima solução para pessoas com câncer. Essa técnica é muito boa para aliviar a dor e tratar úlceras e feridas que se formam na boca.
Na Thiesen Odontologia, temos o tratamento com laserterapia à disposição. Nosso aparelho emite um feixe de luz vermelha e infravermelha simultâneos, com diferentes comprimentos de onda. Ele gera uma sensação terapêutica na boca, além de acelerar a regeneração dos tecidos e diminuir o tempo de cicatrização de feridas.
A laserterapia também é muito utilizada no alívio das dores da ATM e na diminuição da sensibilidade dentária. Além disso, é usada no pré e pós-operatório de extrações, implantes e outros procedimentos odontológicos.
🦷 Leia também — A importância da laserterapia para pacientes oncológicos
Cada paciente oncológico merece um olhar atento e personalizado dentro das clínicas odontológicas. Por mais que as manifestações bucais sejam complexas, é totalmente possível diminuir qualquer desconforto.
Aqui, na Thiesen Odontologia, atendemos com todo cuidado e respeito pacientes com câncer e utilizamos a técnica de laserterapia para diminuir as dores. Conheça agora mesmo mais sobre os nossos serviços e marque a sua consulta!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.