Perder os dentes é um grande problema. Isso afeta tanto a aparência quanto a autoestima, podendo trazer desconforto ao mastigar e falar. As pessoas ficam inseguras de sorrir e têm dificuldade para comer alimentos mais duros. E o pior: muita gente convive com esse problema e não sabe qual solução escolher. E é aqui que a prótese dentária pode transformar sua vida!
A escolha do tipo de prótese dentária ideal depende de muitos fatores, desde a quantidade de dentes perdidos, saúde da gengiva, do osso e seu orçamento. Mas quais são os modelos que existem? Vamos conferir a seguir.
Tipo de prótese dentária ideal: conheça as opções
Existem vários tipos de prótese dentária na área da odontologia. Cada um atende características específicas, veja:
Prótese Total (PT, mais conhecida como dentadura)
A prótese total é indicada para as pessoas que perderam todos os dentes em uma ou ambas as arcadas. Ela é feita em resina acrílica e substitui todos os dentes naturais do paciente.
Por mais que seja uma solução prática e acessível, a PT pode perder a estabilidade ao longo dos anos, principalmente porque é removível. Conforme o uso, tem chances de gerar desconforto durante a mastigação.
Vantagens:
- Melhora a aparência;
- Ajuda a restaurar a função mastigatória e a fala;
- Tem um valor de investimento baixo.
Desvantagens:
- Perde a estabilidade com o tempo;
- A adaptação pode ser difícil para alguns pacientes.
Prótese Parcial Removível (PPR)
Indicada para pessoas que ainda contam com alguns dentes naturais, a PPR é fixada com grampos em uma estrutura metálica. Ela é confeccionada com ligas metálicas, como cromo-cobalto, que ajuda ativamente na durabilidade.
Vantagens:
- Boa estabilidade durante a mastigação;
- Preserva os dentes naturais restantes;
- É mais econômica do que as próteses fixas.
Desvantagens:
- É menos estética devido aos grampos aparentes;
- Exige um tempo maior para adaptação.
Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)
A PPRFlex é um tipo de prótese dentária mais confortável e esteticamente mais bonita. Ao contrário da PPR tradicional, ela não utiliza grampos, o que é uma opção mais discreta e de fácil adaptação.
Vantagens:
- É uma prótese bonita;
- Confortável e leve;
- Adapta-se facilmente à gengiva.
Desvantagens:
- Custo mais alto comparado à PPR convencional;
- Tem mais chances de pigmentar com o tempo.
Prótese Overdenture
A Prótese Overdenture é presa por implantes dentários. Ela conta com duas opções de fixação: O’Ring, com anéis metálicos ou de teflon, e o Barra-Clip, que utiliza uma barra fixa. A Overdenture tem mais estabilidade e conforto, principalmente porque é mais segura durante a mastigação.
Vantagens:
- Tem boa estabilidade;
- Previne a reabsorção óssea.
Desvantagens:
- Valor mais alto;
- Exige manutenção periódica.
Prótese Protocolo
A Prótese Protocolo é um tipo de prótese dentária ideal para pacientes que perderam alguns ou todos os dentes e querem ter uma solução fixa. O processo conta com a colocação de pinos de titânio que substituem as raízes dos dentes e, após a osseointegração, a instalação da prótese é definitiva.
É uma ótima opção para quem não quer se preocupar a longo prazo, mas que tem paciência para lidar com o tempo de recuperação antes da colocação final da prótese.
Vantagens:
- Excelente estabilidade e funcionalidade;
- Aparência muito natural;
- Preserva o osso alveolar.
Desvantagens:
- O custo é mais elevado, mas vale a pena o investimento;
- Exige um procedimento cirúrgico cauteloso;
- É necessário ter cuidado com a higiene oral após a instalação.
Qual tipo de prótese dentária é ideal para você?
A escolha de um tipo de prótese dentária vai depender do número de dentes perdidos, condições atuais do osso maxilar e gengivas, expectativas relacionadas à estética e o orçamento que o paciente possui para investir.
A melhor forma para decidir isso é por meio de uma consulta com um dentista especializado em prótese dentária. O profissional vai examinar a sua situação e recomendar a melhor opção.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o guia sobre O Manual do Sorriso Perfeito, da Thiesen Odontologia. Até mais!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.