Tipos de aparelhos ortodônticos mais conhecidos

Tipos de aparelhos ortodônticos mais conhecidos

Tipos de aparelhos ortodônticos mais conhecidos

Se você está em busca de um sorriso mais bonito e saudável, é bom conhecer os diferentes tipos de aparelhos ortodônticos para compreender melhor qual poderá ser o ideal para você. 

É claro que o dentista é quem vai fornecer a orientação adequada para o seu caso e existem aparelhos que variam de acordo com cada situação. Muitas vezes, as pessoas têm receio de usar aparelhos, até porque alguns tratamentos duram até três anos e elas não se sentem confortáveis em exibir um sorriso metálico.

Porém, a tecnologia evoluiu bastante e existem alternativas para os que desejam um resultado estético favorável. É bom lembrar que postergar o tratamento ortodôntico pode trazer problemas no futuro.

Por isso, quanto antes você corrigir o problema, melhor. Para saber mais, acompanhe a leitura e esclareça suas dúvidas!

Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos 

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos com o objetivo de garantir um sorriso harmonioso e evitar complicações na arcada dentária. Confira quais são os principais.

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é um dispositivo utilizado para corrigir a posição dos dentes e corrigir a oclusão dentária. 

Ele consiste em bráquetes (peças coladas individualmente em cada dente) e fios metálicos que são conectados aos bráquetes. O objetivo é aplicar uma força suave e constante nos dentes, movendo-os gradualmente para a posição correta ao longo do tempo.

Aparelho autoligável

Ao contrário dos aparelhos convencionais, que utilizam elásticos, os aparelhos autoligáveis possuem ligaduras embutidas nos bráquetes, que dispensam a borracha colorida usada para prender os fios. 

Essa tecnologia resulta em menos atrito e um movimento dentário otimizado no início do tratamento ortodôntico. Além disso, em geral exige menos consultas de ajustes no início do tratamento ortodôntico.

Aparelho lingual

O aparelho lingual, apesar de pouco utilizado atualmente, também é um dos modelos de aparelho ortodôntico fixo e, assim como os aparelhos convencionais, auxilia no desenvolvimento correto da arcada dentária.

Ele é um aparelho fixo colado  na parte de trás dos dentes (também chamada de superfície lingual dos dentes), e fixado com braquetes e fio de metal, sendo que a diferença principal é a sua estética, já que praticamente não aparecem facilmente. 

Assim como os demais aparelhos, o aparelho lingual pode ser utilizado em qualquer caso, tendo a mesma eficácia dos demais listados aqui neste artigo.

Aparelho móvel

Entre os tipos de aparelhos ortodônticos, o aparelho móvel é assim denominado por ser removível, utilizado para corrigir problemas dentários de pequenas magnitudes ou ainda distúrbios ortopédicos no crescimento dos maxilares. Normalmente, é utilizado em crianças e serve também para corrigir problemas de fala, respiração e mastigação. 

Diferentemente dos aparelhos fixos, que são acoplados aos dentes, os aparelhos móveis podem ser retirados da boca pelo paciente. Além disso, no caso do aparelho móvel de contenção, é indicado após o fim do tratamento com o aparelho fixo. 

Aparelho ortopédico facial

Ainda na lista dos tipos de aparelhos dentários, o aparelho ortopédico facial serve para corrigir problemas de crescimento ósseo dos maxilares,  tanto da arcada superior como da inferior. Entre estes destaca-se o aparelho extrabucal, que  é composto por uma estrutura interna que se conecta aos dentes posteriores e uma faixa ou suporte que se prende à cabeça do paciente.

Dessa forma, os aparelhos ortopédicos faciais ajudam a corrigir mordida cruzada, maxila projetada, maxila retruída, mandíbula retraída e mandíbula projetada para frente. Este tipo de aparelho geralmente é prescrito para crianças em fase de crescimento, quando o desenvolvimento ósseo ainda está em andamento. 

Aparelho invisível

O aparelho invisível é um alinhador transparente, sendo uma opção de tratamento ortodôntico estético que utiliza uma série de aparelhos transparentes personalizados. Ele é confortável e tem uma eficácia tão boa  quanto a dos aparelhos fixos. 

Por ser removível, proporciona maior tranquilidade durante as refeições e a higiene bucal. Além disso, a Invisalign é a marca que recomendamos para correção de problemas ortodônticos. 

O tratamento em Florianópolis é realizado com o Dr. Guilherme Thiesen, que é um dos maiores especialistas do Brasil em tratamento com este aparelhos invisíveis. Ele é palestrante internacional sobre o assunto, tendo ainda o título de Grand Top Doctor e Pós-Doutorado na Saint Louis University, EUA.

Além disso, o procedimento com aparelho invisível em nossa clínica inclui alta tecnologia com tomografias 3D e scanner intraoral, para garantir resultados acima da média.

Tal tecnologia consegue prever os deslocamentos da arcada ao longo do tempo, o que contribui para agilizar e reduzir o tempo de tratamento. 

Então, agora você já sabe quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos. Para entender qual é a melhor opção para você, é necessário marcar uma consulta com o dentista da sua preferência, fazer uma avaliação e um planejamento de tratamento.

E se você gostou deste conteúdo, aproveite para seguir a clínica Thiesen no Instagram, Facebook e YouTube e ver mais de perto como podemos ajudá-lo.

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.