O Invisalign funciona para bruxismo? Entenda

Você já teve a dúvida se Invisalign funciona para bruxismo? Nesse artigo, vamos esclarecer essa dúvida para você, e aprofundar um pouco mais no tema bruxismo.

Vamos lá? Fica com a gente nessa leitura, para entender tudo!

O que é bruxismo?

Bruxismo é uma atividade bucal deletéria caracterizada pelo ranger ou apertar os dentes. Esta atividade é mediada pelo sistema nervoso central, como se fosse uma descarga no intuito de relaxar a musculatura da face, que faz com que a pessoa tenha a ação de apertar, ranger, deslizar e bater os dentes, tanto durante o dia ou à noite, sendo que é mais propício que aconteça durante o sono.

Normalmente, não acontece de forma voluntária, estando muito associado ao estresse, sendo importante que o portador da doença pesquise a fundo a causa dela, para maior assertividade no diagnóstico e tratamento.

Tal diagnóstico está cada dia mais presente nos consultórios odontológicos, sendo que diversas pessoas sofrem com a doença.

Os sintomas relacionados são:

• desgaste nos dentes e gengiva;
  • dor nos músculos mastigatórios;
  • dor e zumbido no ouvido;
  • dores de cabeça;
  • entre outros.

Qual é o tratamento do bruxismo?

Segundo estudos, o bruxismo não tem cura, mas pode ser amenizado quando tratado a sua causa principal.

Por isso, é importante uma boa investigação sobre a causa do bruxismo, para termos assim um tratamento efetivo.

As principais causas podem ser: doenças neurológicas, doenças psiquiátricas, distúrbios do sono como a apneia do sono, ou até mesmo o uso de medicações.

Para além disso, é possível evitar o ato de ranger os dentes por meio de uma placa oclusal.

Essa placa deve ser uma placa rígida, confeccionada e adaptada individualmente conforme a arcada dentária do paciente, e é utilizada geralmente no período da noite.

Vale dizer que aqui na Thiesen Odontologia, a Clínica Odontológica em Florianópolis/SC que tem tudo em um lugar só, nós fazemos a placa de forma totalmente digital, através de scanner bucal e impressão 3D, garantindo:

• uma placa mais resistente ao bruxismo;
  • ajuste maior da mordida, em razão da simulação tridimensional dos encaixes dentários;
  • previsibilidade, precisão e conforto no tratamento!

Confira no vídeo um pouco sobre como funciona:

E afinal, o Invisalign pode tratar o bruxismo?

Na verdade, o Invisalign não funciona para tratar o bruxismo. Por ser um tipo de aparelho ortodôntico, sua finalidade é corrigir a mordida e demais problemas relacionados.

Assim, em razão do bruxismo ser mediado pelo sistema nervoso central ( e não pelo sistema nervoso periférico, por isso não podendo ser tratado com agentes locais), ele não pode ser tratado somente com o uso do Invisalign, sendo necessário abordarmos também a sua origem.

Porém, utilizando o Invisalign é possível corrigir o posicionamento dentário e assim minimizar os desgastes dentários irregulares, que são as consequências do bruxismo.

Isso porque o alinhador invisível, apesar de não ser projetado para isso, protege os dentes durante o tratamento, recobrindo os dentes inferiores e superiores, combatendo, assim, o contato que eles teriam em caso de um episódio de ranger dos dentes.

Sendo assim, até mesmo as placas rígidas para uso noturno, apesar de muito indicadas e usadas em pessoas com bruxismo, na realidade não tratam a origem do problema, mas sim evitam que os efeitos deletérios do bruxismo sejam potencializados.

Portanto, se você possui bruxismo, saiba que, apesar de não tratar a causa, o Invisalign pode ser sim uma excelente  solução se você precisa de um aparelho ortodôntico.

Suas placas são resistentes, não desgastando-se facilmente, além de ser um aparelho esteticamente invisível, e de fácil colocação, manutenção e revisão.

Aqui na Thiesen Odontologia, contamos com a expertise do Dr. Guilherme para tratar casos Invisalign, sendo que sua especialidade e experiência faz toda a diferença no resultado do tratamento.

Conte conosco para deixar o seu sorriso ainda mais bonito!

Conclusão

Estamos chegando ao final desse artigo, e esperamos que você tenha tirado a sua dúvida se Invisalign funciona para bruxismo.

Nos siga nas redes sociais Instagram e Youtube, para receber mais conteúdos como esse!