
A saúde bucal é um fator essencial, que não pode ser negligenciada, pois, além de afetar a nossa saúde, afeta também o nosso bem-estar, qualidade de vida e autoestima. Assim, alguns problemas podem estar relacionados à saúde bucal, especialmente quando há a má higienização dos dentes, como é o caso da cárie, por exemplo.
Mas, qual a origem da cárie? Será que ela pode causar mau hálito? Quais são as suas demais consequências? Continue a leitura abaixo e entenda!
Dados importantes sobre cáries
A cárie está entre as doenças bucais mais comuns no Brasil, conforme dados da última edição do SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal.
💡Leia também: Doenças na boca mais comuns e como evitá-las.
Ainda conforme o relatório, um fator curioso: as crianças de até 5 anos representam o maior número de casos, sendo que 53% das crianças brasileiras já tiveram cárie!
Isso pode ser evitado com a higiene bucal adequada, e a Thiesen Odontologia tem a solução para isso: o Doutor Guilherme Thiesen, nosso diretor técnico da Clínica, fez um Mini Curso em vídeo, ensinando como cuidar dos dentes do seu filho na prática.
Confira:
Qual a origem da cárie dentária?
A cárie é uma doença infecciosa, que causa a destruição da estrutura dos dentes, originada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na placa bacteriana (biofilme) que corroem assim o esmalte dentário.
As bactérias presentes na placa bacteriana se multiplicam em decorrência de resíduos de alimentos não removidos devidamente através da escovação e fio dental.
Qual a relação da cárie com o mau hálito?
As bactérias que causam as cáries podem contribuir para o desenvolvimento de mau hálito, quando em excesso. Isso em razão dos subprodutos de degradação dos alimentos e ácidos liberados pelas bactérias no dente, que possuem um odor desagradável.
Além disso, as cáries avançadas causam infecção e inflamação, que podem levar à gengivite, também causadora de mau hálito.
Como prevenir cáries
Como dito anteriormente, a higienização bucal correta previne as cáries e, por consequência, o mau hálito.
Nós fizemos um artigo sobre como fazer a limpeza dos dentes de forma correta, e você pode conferir o conteúdo completo clicando aqui.
Mas vamos trazer, de forma resumida, algumas dicas por aqui:
Escovação dos dentes e fio dental
Escove os dentes no mínimo três vezes por dia, após cada uma das refeições, utilizando o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Para que a escovação seja efetiva, escove os dentes por mais de dois minutos, fazendo movimentos circulares em cada um dos dentes, limpando todas as áreas da boca, incluindo os dentes de trás, a língua e a parte interior das bochechas.
Já para o uso do fio dental, cuide para não machucar as gengivas, e passe o fio até a base do dente, com um movimento de cima para baixo e de baixo para cima.
Não se esqueça de higienizar a língua! Pois ela acumula muitas bactérias, contribuindo para as cáries e o mau hálito.
Tenha uma alimentação equilibrada
A formação de cáries também está intimamente ligada aos tipos de alimentos consumidos e aos hábitos alimentares.
A ingestão de alimentos com muitos açúcares e carboidratos, por exemplo, fornece um substrato ideal para as bactérias. Essas bactérias metabolizam tais nutrientes, produzindo ácidos que corroem o esmalte dentário, resultando na formação de cáries.
Consulte ao dentista regularmente
Realizar a limpeza dos dentes no dentista, ou a profilaxia, também é essencial para prevenir as cáries.
Isso porque a limpeza realizada em consultório consegue remover toda a placa bacteriana e tártaro de forma mais eficiente do que a limpeza feita em casa, removendo os resíduos onde a escova e o fio dental não conseguem alcançar.
Além disso, o profissional dentista consegue analisar, de forma preventiva, se já existem cáries que precisam ser tratadas, bem como outras doenças bucais.
Se você é da região da Grande Florianópolis, faça uma visita para nós na Thiesen Odontologia, Clínica Odontológica localizada na Avenida Madre Benvenuta nº 1285, Bairro Santa Mônica, CEP 88035-000, Florianópolis/SC.
Só aqui temos todos os exames de imagem e todas as especialidades em um lugar só, evitando que você precise se deslocar para outros lugares!
Estamos chegando ao fim desse artigo, e gostaríamos de saber se você gostou do conteúdo.
Se positivo, nos siga nas redes sociais Instagram e Youtube, para receber mais informações sobre saúde bucal como essa! Até mais.
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.