As cáries em dentes de leite podem ser uma preocupação constante dos pais ou tutores, que buscam sempre manter o sorriso saudável dos seus pequenos.
As preocupações podem surgir em relação à prevenção, no sentido de manter a saúde bucal sem cáries ou, também, quando já houve o surgimento dela no dente da criança.
De fato, esse é um ponto da saúde bucal que merece atenção, afinal os dentes de leite são mais propícios à cárie, em razão de que o esmalte e a dentina são menores e mais frágeis, no que diz respeito à sua estrutura e mineralização.
Nós sabemos que o sorriso dos filhos valem ouro, e por isso, a Thiesen Odontologia separou esse artigo, para você entender tudo o que precisa sobre o assunto e evitar as tão temidas cáries nos dentes das crianças!
Vamos lá?
O que são as cáries?
As cáries são lesões causadas por uma doença infecciosa, que atinge áreas mineralizadas nos dentes (esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos, que são gerados através de maior consumo de açúcar e/ou falta de higiene bucal.
Por isso, a higienização correta é fundamental, além de uma alimentação regulada, evitando o excesso de doces.
💡Leia também: Como fazer a limpeza dos dentes em casa de forma correta.
Existem 3 espécies de cáries, de acordo com a sua localização:
- Coronária: se desenvolve na superfície do dente ou entre os dentes, tanto anteriores como posteriores, geralmente em crianças e jovens;
- Radiculares: se desenvolve junto às raízes dos dentes, por haver retração da gengiva, causada pelo envelhecimento e, por isso, mais comum em adultos;
- Recorrentes: aquelas que voltam a surgir, mesmo com restauração ou obturação.
Como identificar a cárie?
Inicialmente, vale dizer que a ida frequente ao dentista para realizar a profilaxia previne o surgimento de cáries, e também identifica e trata de forma precoce a infecção.
Porém, há alguns sintomas que podem surgir quando há cáries em dentes de leite. São eles:
- a existência de mancha branca na superfície do dente;
- sensibilidade na hora de ingerir alimentos;
- existência de ‘’furinhos’’ pretos no dente;
- mau hálito;
- entre outros
Caso qualquer um dos sintomas seja identificado, é importante consultar um dentista de confiança o mais breve possível, pois, quando não tratada a cárie, ela pode gerar a necessidade de tratamento de canal, e até mesmo a extração dentária.
Vale lembrar, também, que a cárie pode surgir em bebês, a partir do surgimento do seu primeiro dente de leite, ou seja: a partir dos 6 meses de idade. Portanto, manter a higiene e os bons hábitos desde o nascimento da criança é fundamental!
💡Leia também: Conheça os cuidados nos períodos de formação dos dentes.
A cárie causa dor de dente?
Sim, a cárie pode causar dor de dente, sendo um dos sintomas da cárie. Porém, esse é um fator de atenção ainda mais urgente, uma vez que a dor é um indicativo de danos mais profundos no dente, afetando o nervo.
No início, a dor pode ser leve e moderada, mas ela se intensifica no decorrer do tempo, podendo ficar insuportável.
Por isso, para evitar cáries em dentes de leite do (a) seu(a) pequeno(a) e consequentemente dores desagradáveis, não deixe de tomar os devidos cuidados e ir ao dentista com frequência.
Você gostou de entender melhor como evitar as cáries em dentes de leite?
Então certamente você também vai gostar do Mini Curso Gratuito, feito especialmente para pais e mães que desejam cuidar dos dentes dos seus filhos.
Inscreva-se e aprenda tudo sobre a higienização correta, fatores de desenvolvimento dos dentes, pontos que merecem atenção, e os benefícios de dar a devida atenção aos dentes dos pequenos!
Até mais.
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.