Sensibilidade nos dentes: causas e o que fazer

A sensibilidade nos dentes costuma ser uma das principais queixas de pacientes nos consultórios, e suas causas podem ser tanto diversas, quanto indicadores de problemas mais profundos.

Isso porque, embora incômoda, essa sensibilidade dental costuma ser acompanhada de outros problemas de saúde bucal, como a cárie, retração gengival ou mau hálito.

Entretanto, felizmente, para cada caso há uma solução e, quanto mais cedo o paciente for ao consultório, maiores as chances de recuperação e até reversão do quadro.

Por isso entenda hoje com a Thiesen Odontologia quais as principais causas da sensibilidade dental e como resolvêlas

Principais causas da sensibilidade nos dentes e como resolver

Dentre as causas da sensibilidade nos dentes, algumas merecem destaque pela frequência da sua ocorrência em nossos consultórios.

Essa sensibilidade costuma se manifestar em alguns sintomas comuns, como dificuldade para mastigar, sensação de incômodo quando da ingestão de alimentos gelados ou quentes, e desconforto ao escovar os dentes.

Se alguns desses sintomas lhe são familiares, entenda a seguir o que pode estar o causando, e como resolvê-lo!

Escovação ineficiente

A escovação ineficiente dos dentes pode contribuir para o desenvolvimento da hipersensibilidade dentária.

Isso ocorre porque a escovação inadequada não consegue remover adequadamente a placa bacteriana e os resíduos alimentares dos dentes, resultando no acúmulo dessas substâncias.

Com o tempo, essa placa bacteriana pode irritar e inflamar a gengiva, levando à retração gengival.

A exposição da raiz do dente, que é mais sensível, aumenta a probabilidade de sentir dor e sensibilidade ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frios, doces ou ácidos.

Para prevenir a hipersensibilidade dentária, é essencial adotar uma escovação correta e ir ao consultório odontológico periodicamente para uma profilaxia.

Uma boa técnica de escovação ao menos três vezes ao dia por dois minutos, com uma escova de cerdas macias e movimentos suaves, sem aplicar muita força.

Alimentos ácidos

Alimentos e bebidas ácidas em excesso podem afetar a saúde bucal, principalmente o esmalte dos dentes.

A acidez desses alimentos e bebidas pode corroer e desgastar o esmalte dental, tornando os dentes mais sensíveis.

Isso ocorre porque a exposição frequente e prolongada à acidez causa a erosão do esmalte, deixando as camadas internas do dente mais expostas.

Aqui estão alguns exemplos de alimentos e bebidas que devem ser evitados por quem sofre com sensibilidade dental:

• Café;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas energéticas;
  • Frutas cítricas (abacaxi, laranja, limão, entre outros);
  • Alimentos muito açucarados;
  • Comidas picantes e molhos condimentados;
  • Vinho;
  • Alimentos gordurosos e frituras.

Por isso, evitar o consumo excessivo desses alimentos e bebidas pode ajudar a reduzir a sensibilidade nos dentes e preservar a saúde bucal.

Clareamento dental

Durante o clareamento dental, é comum constar uma sensibilidade nos dentes de forma transitória.

Isso acontece devido à penetração do agente clareador  durante o tratamento.

Entretanto, essa sensibilidade geralmente desaparece sem causar problemas de saúde bucal na maioria dos casos.

Já no caso de pessoas predispostas à hipersensibilidade dental, o clareamento pode intensificar esse desconforto e, portanto, necessita de uma análise especial e condutas individualizadas pelo dentista.

Bruxismo

O bruxismo, que é o hábito involuntário de ranger e apertar os dentes durante o sono, pode ser uma das causas de sensibilidade dental.

Esse atrito excessivo pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis a estímulos térmicos e alimentares

Para evitar esse problema, é recomendado o uso de placas de bruxismo, que são dispositivos personalizados feitos por dentistas profissionais.

Essas placas ajudam a proteger os dentes contra o atrito e distribuem melhor a força exercida pelo bruxismo, reduzindo o desgaste dentário e, consequentemente, a sensibilidade dental.

Este artigo foi útil para você?

Então continue a acompanhar os conteúdos da Thiesen Odontologia nas nossas redes sociais para sorrir com confiança e saúde!