Se você é pai ou mãe, sabe que ensinar bons hábitos aos seus filhos é fundamental para que ele cresça com atitudes certas. A escovação infantil, por exemplo, entra nesse processo de bons hábitos, principalmente para prevenir cáries, gengivite e outros problemas bucais.
Porém, sabemos que ensinar sobre higiene bucal para os pequenos não é uma tarefa tão fácil. Mas sabia que é totalmente possível se você tornar essa prática mais divertida? Pois é!
Neste conteúdo, vamos te passar 5 dicas de como ensinar e incentivar a escovação dental infantil, de uma maneira prática e descontraída. Vamos lá?
1. Torne a escovação em uma aventura divertida
As crianças adoram histórias e brincadeiras. Que tal tornar a escovação dental em uma aventura? Você pode dar nomes aos dentes e transformá-los em personagens de desenhos animados, como o Sr. Incisivo, Dona Molar e o Grande Canino.
Conte histórias sobre como eles têm o poder de proteger o sorriso e façam a busca por “restinhos de comida” escondidos. É uma ótima hora para usar a imaginação!
🦷 Leia também — Qual é a ordem que nascem os dentes de leite do bebê?
2. Dê o exemplo
Os pequenos sempre são muito atentos aos adultos e aprendem muito por imitação. Se veem seus pais praticando bons hábitos, eles farão igual.
Por isso, uma ótima ideia é escovar seus dentes e passar fio dental junto com seu filho, mostrando o jeito de como realizar a higiene bucal.
Este não é apenas um momento de ensinar sobre escovação infantil, mas também de fortalecer o vínculo afetivo entre vocês.
3. Converse, mas não dê broncas
Entenda que a criança estará aprendendo, portanto, evite brigar com ela por causa de qualquer descuido. Converse com a criança sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, os “bichinhos da cárie” que podem surgir se não fizer isso, entre outros.
Aqui, vale a pena também ensinar sobre mau hálito, gengivite e outros problemas que podem surgir na boca. Use uma linguagem fácil e adequada para a idade da criança.
4. Crie uma rotina divertida
Seja criativo na hora de estabelecer essa rotina. Compre escovas com cabeça pequena, coloridas e com cerdas macias, de preferência aquelas que possuem personagens de desenhos animados ou filmes, coloque músicas e use aplicativos que ensinam a escovação de forma lúdica. Dê autonomia ao seu filho para escolher a escova e a pasta de dentes que quer usar.
Quanto mais divertido for, mais fácil é para criar uma rotina de escovação infantil. Lembre-se de fazer a higiene bucal nos mesmos horários todos os dias, principalmente após o café da manhã e antes de dormir.
5. Leve o seu filho ao dentista
Por último, mas um dos itens mais importantes desta lista, você deve levar o seu filho ao dentista. Nesta consulta inicial, o profissional fará uma avaliação da saúde bucal e também apresentará a criança ao consultório odontológico.
Isso significa que a criança se sentirá, aos poucos, familiarizada com o consultório e com os aparelhos que o dentista utiliza — para diminuir qualquer tipo de medo.
Além disso, o profissional passará as principais orientações sobre a escovação ideal para a idade e necessidades específicas do seu filho.
🦷 Pode ser útil — Odontopediatria em Florianópolis: seu filho em boas mãos!
Ensinar bons hábitos de higiene bucal para crianças é fundamental e deve ser feito desde bebê. Assim, eles conseguirão garantir uma vida saudável e um sorriso sempre bonito!
Agora que você já conhece as 5 dicas práticas sobre escovação infantil, com certeza já está mais preparado para tornar essa tarefa divertida na rotina do seu filho.
Para ajudar nesse processo, a Thiesen Odontologia lançou um mini curso gratuito sobre “Como cuidar dos dentes do seu filho na prática”. Essas aulas foram criadas com foco em pais de crianças entre 0 e 12 anos e estão repletas de informações e dicas práticas para facilitar a escovação e cuidados bucais.
Gostou? Acesse agora mesmo o mini curso e esteja ainda mais preparado para manter a saúde bucal da sua criança. Até a próxima!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.