O fio dental deve ser utilizado antes ou depois da escovação?

O fio dental deve ser utilizado antes ou depois da escovação?

O fio dental deve ser utilizado antes ou depois da escovação?

Muitas pessoas pensam que apenas a escovação é necessária e se esquecem do fio dental, porém como veremos aqui, ele é indispensável para uma saúde bucal adequada. 

Outra dúvida comum é se ele deve ser utilizado antes ou depois da escovação. 

Nesse artigo, trataremos mais orientações sobre o fio dental e esclarecemos a dúvida. 

Vamos lá? Siga a leitura!

Uso do fio dental: antes ou depois da escovação?

Não existe regra, mas, de forma geral, o uso correto do fio dental é antes da escovação, para que você consiga com a escovação eliminar os detritos removidos pelo fio dental entre os dentes.

Seria equivalente a pensar na limpeza da casa: o que é melhor, varrer a casa antes ou depois de passar o pano? Teoricamente, antes de passar o pano, para ser mais efetiva a limpeza. 

Vamos, agora, entender como o fio dental é importante para a saúde bucal:

O fio dental e a saúde bucal

Uma pesquisa feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde revelou que, entre 2013 a 2019, 90% dos brasileiros escovam os dentes até duas vezes ao dia, e apenas 63% da população utiliza fio dental.

Além disso, conforme relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), 3,5 bilhões de pessoas (equivalente a 45% da população mundial) sofrem de doenças bucais.

Com efeito, a falta de higiene e saúde bucal traz muitos prejuízos inclusive para a saúde geral, além de ocasionar mau hálito e cáries

De forma agravada, gengivite, periodontite e mau hálito também podem acometer pessoas que não fazem a higiene correta dos dentes. 

💡Leia também: Doenças mais comuns na boca e como evitá-las.

Em se tratando do fio dental, ele é imprescindível na rotina diária de higienização, uma vez que alcança áreas de difícil acesso, removendo resíduos de alimentos que normalmente não são alcançadas somente com a escova, auxiliando a remover a placa bacteriana entre os dentes e gengiva

Quando não removidos corretamente ou de forma completa, os resíduos se transformam em tártaro, sendo que o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e mucosas é a principal causa de mau hálito. 

Como usar o fio dental corretamente?

O uso adequado do fio dental envolve mais do que simplesmente passá-lo entre os dentes.

O ideal é utilizar o fio dental todas as vezes após a alimentação, porém uma vez ao dia, ao final do dia, já é de grande auxílio para manter a higienização dos dentes e gengiva.

Para tanto, corte um pedaço de 45 cm de fio e enrole ao redor de cada dedo médio, deixando aproximadamente 10 cm de distância de fio dental entre os dedos. 

Essa é a parte que será utilizada para passar entre os dentes e, para isso, deslize o fio suavemente entre os dentes, fazendo movimentos de vai e vem.

Evite movimentos bruscos que possam machucar a gengiva: não force o fio contra a gengiva. Ao invés disso, levemente ultrapasse a linha de junção do dente com a gengiva.

Para remover o fio dos dentes, use movimentos de trás para frente, retirando-o.

Precisa de auxílio com a sua saúde bucal?

Cuide da sua saúde bucal com quem está pronto para lhe auxiliar!

Conte com a Thiesen Odontologia. Somos uma Clínica Odontológica localizada em Florianópolis/SC, reunindo todas as especialidades e todos os exames de imagem em um só lugar. 


Entre em contato através do botão do WhatsApp abaixo, teremos o prazer de atender você!

Estamos chegando ao fim desse artigo, e gostaríamos de saber se você gostou e se foi esclarecedor. 

Caso positivo, nos siga nas redes sociais Instagram e Youtube para receber mais conteúdos como esse! Até mais. 

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.