
A saúde bucal é extremamente importante na vida de todos, desde a infância até a fase adulta. Muita gente não sabe, mas precisamos tomar cuidados com a quantidade de flúor presente nos produtos que utilizamos, como a pasta de dente e a água. Em casos de excesso, isso pode gerar a fluorose dentária.
Por mais que o flúor seja um mineral fundamental para a nossa boca, quando ingerido em grandes quantidades pode provocar alterações no desenvolvimento dos dentes. Esse problema é mais frequentemente originado em crianças menores de 6 anos.
Hoje, a Thiesen Odontologia explicará mais sobre a fluorose, quais são seus sintomas e as melhores formas de prevenção. Continue a leitura!
O que é fluorose dentária?
A fluorose acontece quando há uma exposição excessiva ao flúor durante o desenvolvimento dos dentes. Isso surge logo nos primeiros anos de vida, período em que os dentes ainda estão se formando. Mesmo que o flúor seja um meio de prevenção contra cáries, o seu excesso prejudica a formação do esmalte dentário, o que gera manchas.
Mas quais são as principais fontes de excesso de flúor? Geralmente, isso ocorre pela ingestão descontrolada de pastas de dente com flúor, o uso de suplementos de flúor sem a orientação de um profissional ou até mesmo a água potável com elevado nível de flúor.
Na verdade, tanto a Associação Brasileira como o Americana de Odontologia recomendam o uso de pasta de dente com flúor, mesmo em crianças pequenas. O problema é que muitas destas crianças acabam engolindo a pasta durante a escovação.
É por isso que devemos colocar pequenas quantidades de pasta de dente para a escovação das crianças, bem como incentivar que elas venham a cuspir o excesso após finalizada a higienização bucal.
Vale lembrar que a fluorose não é contagiosa, mas está totalmente relacionada com o consumo excessivo de flúor.
🦷 Veja — Odontopediatria em Florianópolis: Seu filho em boas mãos!
Quais são os sinais e sintomas da fluorose?
Isso varia conforme a quantidade de flúor consumida e o tempo de exposição. Em casos mais leves, as manchas são bem pequenas ou quase imperceptíveis, que aparecem apenas como pequenas linhas ou pontos brancos nos dentes. Essas manchas não afetam a saúde do dente, mas podem ser esteticamente indesejáveis quando acontecem nos dentes anteriores.
Já em casos mais graves, surgem manchas mais escuras, em uma tonalidade de marrom-escuro. Esse excesso de flúor compromete a estrutura do esmalte, podendo ficar poroso, quebradiço e suscetível a cáries.
Nesse sentido, os principais sintomas da fluorose são:
- Manchas brancas opacas;
- Linhas horizontais nos dentes;
- Alterações na textura do esmalte;
- Em casos graves, manchas amareladas ou marrons.
Como é feito o diagnóstico da fluorose?
O diagnóstico é bem simples. Em uma clínica odontológica, um dentista experiente examinará os dentes para verificar se existem manchas ou outras alterações no esmalte. Além disso, o profissional fará algumas perguntas sobre o seu consumo de flúor, como os suplementos que ingere e como utiliza os produtos de higiene bucal na rotina diária.
Mas também existem casos em que o dentista pode solicitar radiografias, principalmente para avaliar a questão estrutural dos dentes.
Como tratar essa patologia?
O tratamento da fluorose depende da gravidade do caso. O dentista pode recomendar mudanças na alimentação, usar outra pasta de dente, fazer clareamento dental ou restauração estética.
Por isso, é importante realizar uma avaliação odontológica para verificar qual é o tratamento mais indicado.
Prevenção na infância!
Os pais podem prevenir a fluorose dentária em seus filhos. Para isso, supervisione sempre a escovação da criança, atente-se para a quantidade de pasta de dente utilizada e, se possível, verifique a concentração de flúor na água e outros suplementos.
🦷 Leia também — Crianças podem usar aparelho Invisalign? Tratamento com conforto e agilidade
Conseguiu entender mais sobre a fluorose dentária? Fique atento a esses sinais e sintomas nos dentinhos do seu filho!
Para cuidar da saúde bucal do pequeno e prevenir a fluorose, conte com a experiência da Thiesen Odontologia. Nossos odontopediatras estão prontos para cuidar do sorriso do seu amorzinho.
Conheça mais sobre o tratamento de odontopediatria na Thiesen e marque uma consulta agora mesmo!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.