Você já se deparou com a sua gengiva sangrando? Caso positivo, ela indica a falta de saúde bucal e que algum problema está acontecendo com a sua gengiva.
Quando a gengiva começa a sangrar, muitas pessoas tendem a ignorar esse sintoma, considerá-lo como inofensivo, ou ainda escovar menos a região, para assim evitar dores e maior sangramento. Mas isto é errado!!!!
Esse sangramento não pode ser ignorado, pois pode ser indicativo de algumas doenças bucais relacionadas abaixo.
Vamos conferir? Siga a leitura, que nós vamos orientar também como cuidar da gengiva sangrando!
Por que a gengiva sangra?
O sangramento na gengiva pode ser causado por uma série de fatores. Vamos elencar alguns abaixo que são mais comuns, porém, o indicado é buscar um profissional dentista que poderá examinar o caso concreto.
Confira abaixo:
1. Gengivite
A gengivite é uma condição comum caracterizada pela inflamação da gengiva.
É causada pela acumulação de placa bacteriana ao redor dos dentes e gengivas e, se não tratada, pode progredir para uma forma mais grave de doença periodontal, conhecida como periodontite, que pode resultar em perda óssea e dentária.
2. Escovação incorreta
Uma escovação inadequada dos dentes pode irritar a gengiva e levar ao sangramento.
Escovar os dentes com muita força ou usar uma escova de dentes com cerdas duras pode causar danos à gengiva e aumentar o risco de sangramento.
Portanto, escove os dentes corretamente, com movimentos circulares não muito fortes, e tenha uma escova de dentes macia.
3. Doenças sistêmicas
Algumas condições médicas, como diabetes, distúrbios sanguíneos e deficiências vitamínicas, podem contribuir para a gengiva sangrar.
Por isso, certifique-se que a sua saúde de forma geral está em dia, fazendo check-up no médico de forma constante, para assegurar que não há nenhuma doença interferindo na sua saúde bucal.
4. Uso de Medicamentos
Alguns medicamentos, como alguns anticoagulantes e anti-depressivos, podem aumentar o risco de sangramento gengival.
Se você estiver tomando algum medicamento regularmente e notar a sua gengiva sangrando, consulte o seu médico ou dentista.
5. Tabagismo
O tabagismo enfraquece o sistema imunológico e compromete a capacidade do corpo de combater infecções, incluindo as que afetam a saúde bucal.
Fumantes têm um maior risco de desenvolver doenças periodontais, o que pode levar ao sangramento gengival.
💡Leia também: Doenças na boca mais comuns.
Orientações para ter uma gengiva saudável
Na maioria das vezes, a saúde da gengiva está relacionada com práticas de higienização e hábitos saudáveis, conforme você verá abaixo:
Escovação adequada
Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia, ou, se possível, após cada refeição. Faça movimentos circulares por dentro e por fora de todos os dentes até a parte das gengivas, usando uma escova com cerdas macias, sem apertar com força a escova contra os dentes.
💡Leia também: Como fazer a limpeza dos dentes em casa corretamente.
Uso de fio dental
O uso de fio dental é imprescindível para ter uma gengiva saudável. Use no mínimo uma vez por dia ou, se possível, sempre antes da escovação, para remover completamente os resíduos de alimentos que se acumulam entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.
Visitas regulares ao dentista
A gengiva sangrando, quando detectada inicialmente, pode ser tratada de forma muito mais tranquila do que quando a situação se agrava.
Por isso, consulte o dentista frequentemente, para fazer exames de rotina e também a limpeza de forma periódica.
Tenha uma alimentação saudável e evite o tabagismo
Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes também é um fator fundamental para evitar a gengiva sangrando e ter uma saúde bucal adequada.
Além disso, evite o tabagismo, pois ele pode causar problemas na gengiva, e também uma série de outras condições de saúde consideradas graves.
Estamos chegando ao fim deste artigo, e gostaríamos de saber se você gostou do conteúdo sobre o que fazer em caso de gengiva sangrando.
Caso positivo, nos siga nas redes sociais Instagram e Youtube para receber mais conteúdos como esse! Até mais.
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.