Dentes a mais na boca: entenda a hiperdontia

Dentes a mais na boca: entenda a hiperdontia

Dentes a mais na boca: entenda a hiperdontia

Você já conheceu alguém que, ao sorrir, aparentemente possuía dentes a mais na boca? Sim, apesar de ser raro, isso é possível, e para tal condição damos o nome de hiperdontia (ou dentes supranumerários). 

De forma normal, temos 32 dentes permanentes e, quando criança, 20 dentes de leite. 

Não há causa conhecida para os dentes supranumerários, mas os fatores genéticos podem aumentar as chances de tal condição. 

A revista European Journal of Dentistry, afirma que é mais comum o desenvolvimento da anomalia em homens do que em mulheres.

Além disso, pessoas com síndromes raras também podem desenvolver a hiperdontia, como a síndrome de displasia cleidocranial, fissuras de lábio e palato, Ehlers-Danlos ou a síndrome de Gardner, ou ainda uma síndrome genética, como a síndrome de Down. 

Tal condição pode acontecer na infância ou então na adolescência, quando surgem os primeiros dentes permanentes. 

Quais as consequências da hiperdontia?

Os dentes a mais provocam alterações na boca, causando dentes encavalados, má oclusão e problemas de mordida. 

Apesar de não causar desconfortos, pode causar anomalias na boca, como más oclusões com o posicionamento incorreto dos demais dentes, ou ainda aumentar o risco de cistos e tumores. 

Há, ainda, maior risco de desenvolver doença periodontal ou cárie dentária, em razão da dificuldade de efetuar a limpeza nos dentes tortos ou encavalados.

De qualquer forma, cada caso deve ser avaliado por um dentista especializado, para que ele dê o tratamento correto ao caso. 

Qual o tratamento adequado?

Como dito acima, cada caso deve ser analisado individualmente, porém geralmente o tratamento requer cirurgia para extração dos dentes supranumerários, além de tratamento ortodôntico para corrigir o problema de mordida originado. 

Vale lembrar que procurar um profissional experiente e qualificado é essencial para o tratamento. 

Há, ainda, a hipodontia, que veremos a definição abaixo:

O que é hipodontia?

A hipodontia também é uma anomalia, advinda da ausência dentária de um mais dentes. 

Pode atingir tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes, porém, é mais comum que aconteça nos dentes permanentes. 

Assim como a hiperdontia, a hipodontia também pode ser causada por fatores genéticos. A ingestão de medicamentos ou outras drogas durante a gravidez também aparentemente podem levar à hipodontia.

A presença da hipodontia pode causar dificuldades na mastigação e, ao longo do crescimento, problemas no desenvolvimento dos ossos da face. 

Para identificar o problema, é necessário realizar radiografias e manter acompanhamento periódico com o dentista. 

O tratamento geralmente é feito através do uso de aparelho ortodôntico e colocação de implantes, porém, depende de uma série de fatores individuais, sendo importante a consulta a um dentista profissional para uma avaliação. 

Conheça a Thiesen Odontologia

A Thiesen Odontologia é uma Clínica Odontológica localizada em Florianópolis/SC que tem todas as especialidades e tratamentos em um único lugar. 

Assim, a hiperdontia, hipodontia e todos os problemas bucais decorrentes delas podem ser tratados no mesmo local, sem a necessidade de você precisar se deslocar para outros lugares para realizar exames ou ainda procurar por outro especialista no assunto. 

Se você tiver alguma dúvida adicional, nos siga nas redes sociais Instagram e Youtube, para receber mais informações sobre saúde bucal como essa! Até mais. 

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.