Como perder o medo de dentista? Orientações práticas

Como perder o medo de dentista? Orientações práticas

Como perder o medo de dentista? Orientações práticas

Existem diversas razões pelas quais as pessoas têm medo de dentista, o que é conhecido como odontofobia. Uma delas é o medo da dor. Muitos associam tratar os dentes com experiências dolorosas em extrações de dentes ou tratamentos de canal. Isso pode levar a ansiedade e nervosismo antes e durante a consulta odontológica.

O ambiente do consultório, os equipamentos e os procedimentos podem ser intimidantes para alguns, especialmente aqueles que tiveram experiências negativas no passado.

Porém, a tecnologia evoluiu bastante em relação ao tempo de nossos pais e avós. Entre os motivos para não ter medo de dentista, precisamos ressaltar que você não sentirá dor se escolher um profissional experiente e que esteja alinhado com as tendências no setor e com o desenvolvimento tecnológico. 

Quer saber como você pode se sentir mais seguro ao fazer um tratamento dentário? Acompanhe a leitura!

Dicas para superar o medo de dentista

De acordo com pesquisa da British Dental Health Foundation, das 36% pessoas que não comparecem ao dentista regularmente, o medo é o principal motivo. Porém, para superar essas estatísticas, existem algumas maneiras eficazes de não sentir dor e incômodo nos procedimentos.

Vá acompanhado de outra pessoa

Ir acompanhado de outra pessoa reduz a ansiedade para quem precisa tratar os dentes, pois proporciona conforto emocional e apoio. Logo, ter alguém ao lado ajuda a distrair a sua atenção, desviando o foco do tratamento odontológico em si. 

Converse com o dentista antes da consulta

Conversar com o dentista antes da consulta sobre o medo do tratamento ajuda a aliviar o estresse com os procedimentos. Afinal, ele poderá explicar detalhadamente o que será realizado para acalmá-lo.

Nesse sentido, a conversa com o dentista ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o paciente. Por exemplo, o profissional fornecerá informações sobre as técnicas de alívio da dor, como a sedação e a anestesia. 

Procure um profissional experiente

Um dentista experiente tem conhecimento e habilidades para lidar com diversos tipos de pacientes, incluindo aqueles que têm medo do tratamento dentário. Ao trabalhar com técnicas avançadas, como sedação consciente, por exemplo, o procedimento se tornará mais rápido e confortável. 

Escolha um consultório bem equipado e com alta tecnologia

Na Thiesen você pode realizar tratamentos que contam com o uso de técnicas avançadas para que não haja nenhuma dor ou desconforto durante os procedimentos odontológicos. 

Sedação consciente

Para quem tem medo de dentista, a sedação consciente é feita por meio de inalação (respiração de uma gás com óxido nitroso e oxigênio), com uso de uma máscara, e o paciente se mantém acordado, embora um pouco sonolento. Como consequência, você se sentirá mais tranquilo durante o tratamento. Este método é especialmente recomendado para os pacientes com odontofobia e para hipertensos. 

Sedação endovenosa

A sedação endovenosa é uma anestesia profunda realizada por um médico que aplica agentes anestésicos dentro da clínica Thiesen Odontologia. Esta sedação profunda serve para crianças e adultos, sendo altamente eficaz para controlar a ansiedade, com um custo-benefício melhor do que a ida e internação em hospital.

Pacientes com medo de dentista ou até mesmo crianças autistas conseguem fazer tratamentos mais demorados e complexos com essa intervenção.

Cadeiras com sistema thermo comfort

Na Thiesen, as cadeiras thermo comfort seguem padrões ergonômicos e tecnológicos para assegurar o máximo de bem-estar aos pacientes. Elas têm dispositivos com água aquecida que reduzem a sensibilidade nos dentes causada por baixas temperaturas.

Equipamentos com motores elétricos

Usar fones de ouvido para abafar o barulho do motorzinho pode ajudar a perder o medo do tratamento odontológico. Porém, na Thiesen utilizamos instrumentos com motores elétricos modernos para tratar cáries e restaurações. Eles são mais silenciosos e, portanto, não produzem o mesmo ruído dos equipamentos tradicionais. 

Então, conseguiu entender as principais formas de perder o medo de dentista? Com um apoio emocional de profissionais qualificados e acesso a aparelhos tecnológicos da odontologia, é possível transformar a experiência de uma consulta ao dentista. 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para seguir a Thiesen Odontologia no Instagram, Facebook e YouTube. Até a próxima!

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.