Sorriso e autoestima: qual a relação entre eles?

Sorriso e autoestima: qual a relação entre eles?

Sorriso e autoestima: qual a relação entre eles?

Você sabia que o sorriso e autoestima estão intrinsecamente ligados?

O sorriso pode influenciar em diversos fatores na vida de alguém, principalmente em relação à confiança perante a situações pessoais ou profissionais.

Isso porque os dentes são uma das primeiras características físicas que notamos em uma pessoa.

Porém, para ter um sorriso bonito é necessário cuidar da saúde bucal.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, há 39 milhões de pessoas com prótese dentária e mais de 16 milhões sem nenhum dente.

Em muitos casos, esses problemas são reflexos da falta de higienização correta e da baixa qualidade da saúde bucal.

O resultado? Muitas pessoas se sentem tristes por não terem um sorriso bonito, desencadeando a baixa autoestima e outros problemas psicológicos. 

Para te ajudar a entender mais sobre o tema, a Thiesen Odontologia (Clínica Odontológica em Florianópolis) preparou este artigo para explicar a relação entre o sorriso e a autoestima, além de passar algumas dicas de como cuidar dos seus dentes durante seu dia a dia. 

Acompanhe a leitura!

O sorriso é o cartão de visita de alguém

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o sorriso é o componente estético de maior impacto no rosto, contribuindo com 38% da beleza nas faces, seguido pelos olhos, responsáveis por 14%.

Nesse sentido, tanto para homens quanto para mulheres, o sorriso é, de fato, o seu principal cartão de visita. Afinal, quando estamos em um lugar, uma das primeiras coisas que as pessoas veem é o sorriso.

Ele é responsável por passar uma primeira impressão e pode influenciar na forma como as outras pessoas enxergam você, ou seja, é o seu maior cartão de visita.

O ato de cumprimentar alguém sorrindo passa uma sensação diferente ao cumprimentar de modo sério. Porém, algumas pessoas não gostam muito de sorrir porque tem insegurança com os dentes.

Mas, você sabia que o sorriso ajuda na saúde mental?

Há diversos estudos que comprovam que o ato de sorrir libera endorfina e serotonina — neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Por isso, um sorriso bonito e saudável apresenta vários benefícios tanto para a autoestima quanto para a mente.

O sorriso e autoestima: o impacto na vida de alguém

A autoestima está associada diretamente com a autoimagem e autoconfiança.

Quando uma pessoa tem a autoestima elevada, consequentemente se sente mais feliz, confiante, capaz e valorizada, influenciando diretamente na carreira profissional e em relacionamentos, por exemplo.

O livro “O Valor da Beleza”, do escritor Daniel S. Hamermesh, comenta com detalhes sobre o assunto autoestima relacionado ao trabalho.

Por exemplo, quando uma pessoa está satisfeita com a própria aparência, se sente mais confiante para disputar uma vaga de emprego.

E, em alguns casos, quando há dois candidatos com habilidades idênticas concorrendo a um cargo, a aparência pode ser um critério de desempate.

Dentre os critérios, os dentes bonitos conseguem transmitir uma mensagem positiva, como simpatia e gentileza, o que pode ser um fator interessante aos recrutadores e gestores de empresas.

Já se uma pessoa tem problemas estéticos, como dentes tortos, separados ou com manchas, tem grandes chances de ficar com vergonha de sorrir, ocasionando uma impressão de timidez — que pode ser prejudicial para alguns cargos importantes.

Já em relacionamentos, o sorriso e autoestima também têm uma grande importância.

Há diversos estudos que afirmam que as pessoas estão mais propensas a iniciar uma conversa com alguém fisicamente atraente.

Para adolescentes e jovens, por exemplo, a aparência física é um fator que influencia nas relações pessoais.

Nesse sentido, o rosto é a parte que mais chama atenção, sendo que os jovens com sorrisos bonitos e saudáveis são considerados mais interessantes.

E o mecanismo de análise para comprovar isso foi uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Alguns alunos e professores realizaram um estudo com mais de 2160 pessoas, sendo homens e mulheres, entre 18 a 25 anos.

Dentre eles, cerca de seis jovens foram convidados para serem fotografados e utilizados como modelos para fins de estudos.

Nisso, cada pessoa realizou uma sessão de foto e, posteriormente, foi submetida a uma modificação estética no sorriso por meio de ferramentas de edição de imagens, como Photoshop.

Com autorização dos seis jovens, ocorrem diversas manipulações, como adicionar um sorriso gengival, diastema, mordida aberta, entre outros.

Após isso, a pesquisa foi realizada com diversos grupos de jovens, os quais foram submetidos a avaliar a imagem de cada jovem para verificar o impacto do sorriso relacionado à atração física.

Tanto para homens quanto para mulheres, as pessoas com sorriso com problemas estéticos foram descartadas da possibilidade de flerte.

Portanto, foi visto que um bom posicionamento dos dentes têm influência direta nas relações sociais, principalmente de relacionamento amoroso.

E o que tudo isso significa? Que, mais uma vez, o sorriso tem um papel especial na vida de cada um, causando impacto positivo ou negativo em diversas áreas, seja no trabalho, no amor, na amizade, na prática de esportes, entre outros.

Como cuidar do seu sorriso e ter mais autoestima

Primeiramente, é importante entender que o sorriso exige bons cuidados com a sua boca. É necessário higienizá-la corretamente, ou seja, escovar pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições, usar fio dental e limpar corretamente a língua.

Para melhorar a aparência do seu sorriso, você pode optar por diferentes tratamentos. Os mais conhecidos são: 

Clareamento dental para deixar os dentes mais brancos e livrar-se daquele sorriso amarelo

Lentes de contato e facetas para corrigir desalinhamentos leves, desgaste ou manchas;

Alinhadores invisíveis para corrigir problemas de alinhamento e ser uma alternativa mais eficiente do que os aparelhos ortodônticos tradicionais. 

Para a movimentação dentária, nosso destaque é para os alinhadores ortodônticos transparentes. Aqui, na Thiesen Odontologia, ajudamos a melhorar a autoestima de diversos pacientes com o tratamento de Invisalign

Esse aparelho é praticamente invisível, sendo bem diferente dos aparelhos fixos que você já deve conhecer. O Invisalign é feito sob medida para cada pessoa, produzido com um material transparente e tecnológico para se adaptar perfeitamente aos seus dentes. 

Esse tratamento não causa desconforto e pode ser retirado para comer e escovar os dentes, gerando mais praticidade e conforto.

Além disso, o Invisalign é discreto, quase que imperceptível, ou seja, não interfere na sua aparência e não causa constrangimento ou insegurança. 

E então, gostou de entender a relação do sorriso e autoestima? 

Se você busca melhorar a sua autoimagem e sente que seu sorriso interfere nisso, conte com a ajuda da Thiesen Odontologia.

Somos uma Clínica Odontológica em Florianópolis, especializada no tratamento de Invisalign, e outros problemas bucais.

Contamos com o atendimento do Dr. Guilherme Thiesen, profissional certificado por ser um dos dentistas que mais realiza tratamentos Invisalign no Brasil, além de ser palestrante internacional desta empresa.

 

Não deixe de lado o que pode te ajudar a ser mais feliz. Entre em contato conosco e marque agora mesmo uma consulta de avaliação!