5 hábitos para você evitar em um tratamento ortodôntico

5 hábitos para você evitar em um tratamento ortodôntico

5 hábitos para você evitar em um tratamento ortodôntico

Se você está insatisfeito com o seu sorriso, saiba que o tratamento ortodôntico com Invisalign é uma ótima opção para corrigir desalinhamentos, melhorar a mordida e a estética. O Invisalign é um aparelho quase invisível, que traz mais conforto e flexibilidade para a sua rotina. Mas sabia que o sucesso desse tipo de tratamento também depende de você?

Existem alguns hábitos que podem atrapalhar o andamento do seu tratamento ortodôntico e até prolongar o tempo de uso dos alinhadores. Mas você sabe quais são eles?

Hoje, a Thiesen Odontologia vai explicar 5 hábitos que você deve evitar durante o tratamento ortodôntico com Invisalign para garantir que tudo corra conforme o planejado. Confira abaixo!

1. Não usar os alinhadores pelo tempo recomendado

Uma das grandes vantagens do Invisalign é a possibilidade de removê-lo para comer ou escovar os dentes. Porém, você deve usar os alinhadores pelo tempo recomendado pelo seu ortodontista, geralmente de 20 a 22 horas por dia. Muitas pessoas acabam relaxando com o uso, ou seja, ficam sem usar alinhadores por mais tempo do que o ideal. 

O resultado? Ao usar os alinhadores por menos tempo pode atrasar o tratamento ortodôntico. Quanto mais você usa, mais rápido o movimento dos dentes acontece, então lembre-se de mantê-los na boca sempre que possível.

2. Comer ou beber com os alinhadores

Diferente do aparelho fixo, o Invisalign permite que você coma alimentos sem restrições, pois é removível. O ponto é: você precisa tirar os alinhadores antes de comer ou beber qualquer coisa, exceto água. 

Ao se alimentar com os alinhadores, é possível deformá-los ou manchá-los, principalmente ao consumir alimentos ou bebidas quentes. 

🦷 Leia também — Quais são os alimentos mais saudáveis para os seus dentes?

tratamentos ortodônticos exigem cuidados também por parte do paciente

3. Não limpar os alinhadores

A limpeza dos alinhadores é uma etapa indispensável para o sucesso do seu tratamento ortodôntico. Os alinhadores estão em contato direto com os dentes por várias horas ao dia, o que significa que eles podem acumular restos de comida, placa bacteriana e até manchas se não forem limpos corretamente.

A limpeza dos alinhadores deve ser feita com uma escova de cerdas macias e água morna. Lembre-se de sempre escovar os dentes antes de recolocar os alinhadores após as refeições.

4. Não seguir o cronograma de troca dos alinhadores

O tratamento ortodôntico com Invisalign é composto por conjunto de alinhadores, que são trocados em períodos específicos. Se você ignorar o tempo certo de troca ou atrasar uma etapa, pode acarretar no atraso de resultados.

Normalmente, os alinhadores são trocados a cada 1 ou 2 semanas, podendo variar de acordo com o planejamento do seu ortodontista. Se você seguir fielmente o cronograma, vai garantir um bom movimento dos dentes e evitará o prolongamento do tratamento.

5. Faltar às consultas de acompanhamento

Faltar às consultas é um erro comum que prejudica o progresso do seu tratamento ortodôntico. Essas visitas regulares são essenciais para que o ortodontista avalie o avanço do tratamento, faça ajustes necessários e identifique possíveis problemas rapidamente.

Quando você falta em uma consulta, é um passo a mais para aumentar o tempo de uso do aparelho. Provavelmente, não é isso que você deseja, certo? Portanto, priorize suas consultas de acompanhamento e organize a agenda para isso. 

Ao evitar esses 5 hábitos é possível ter um ótimo tratamento ortodôntico. Manter um bom cuidado diário com seu aparelho e ter atenção aos detalhes fazem toda a diferença. Além disso, lembre-se que é fundamental comparecer às consultas de acompanhamento. 

Então, foi útil este conteúdo? Esperamos que tenha lhe ajudado! Aproveite para conferir mais dicas sobre tratamento ortodôntico e saúde bucal no blog da Thiesen Odontologia. Até a próxima!

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.