Está com dente quebrado? Saiba o que fazer!

Está com dente quebrado? Saiba o que fazer!

Está com dente quebrado? Saiba o que fazer!

Um dente quebrado pode acontecer quando menos esperamos: durante uma refeição, praticando algum esporte ou até mesmo em um acidente em casa. É uma situação desconfortável, que gera dor e muita preocupação. 

Mas o que fazer nessa hora? O importante é procurar ajuda o quanto antes, pois você terá mais chances de resolver a situação de forma tranquila e sem grandes complicações.

Hoje, vamos mostrar o que fazer quando se está com um dente quebrado, por que isso acontece e como é possível restaurar o dente para voltar a sorrir com tranquilidade. Continue a leitura para saber mais!

Quais as principais causas de um dente quebrado?

Essa situação pode acontecer por alguns motivos, sendo que os mais comuns são traumas, cáries e bruxismo. A partir do momento em que você entende a causa, é possível prevenir problemas no futuro. Vamos ver mais abaixo.

Cárie

Uma cárie em um nível avançado enfraquece a estrutura do dente, porque ela alcança camadas profundas e destrói o tecido dental, deixando-o frágil e suscetível a quebras mesmo com pressão mínima durante a mastigação.

Em alguns casos, quando o dente quebra por causa de uma cárie, é possível que os sintomas apareçam com o tempo, e não de modo imediato. Dor acentuada, sensibilidade e até mesmo infecções são alguns desses sinais.

🦷 Leia também — A cárie causa mau hálito? Saiba mais!

Traumas e acidentes

Quedas, pancadas, acidentes de trânsito, esportes de contato ou até mesmo morder algo muito duro podem gerar fraturas nos dentes. Esses traumas são totalmente imprevisíveis e, geralmente, exigem atendimento rápido para ter um bom tratamento. 

Se você pratica esportes de alto impacto, considere usar um protetor bucal como medida preventiva.

Bruxismo

O hábito de ranger ou apertar os dentes, também conhecido como bruxismo, causa desgaste no esmalte do dente. Isso danifica a estrutura dental, gerando trincas e rachaduras. Com o tempo, essa situação pode levar a um dente quebrado.

O que fazer na hora em que o dente quebra?

O primeiro passo é manter a calma. Se a quebra for visível, enxágue a boca com água e, se houver dor ou sangramento, coloque uma compressa fria por fora da boca, na região afetada.

Se possível, guarde o pedaço do dente que quebrou. Coloque em um potinho com soro fisiológico ou leite e leve ao dentista (isso pode ajudar na restauração, dependendo do caso).

Outra dica: evite morder ou mastigar do lado afetado e não tente colar o dente com nenhuma substância caseira. Mesmo que não haja dor imediata, um dente quebrado precisa ser avaliado por um dentista o quanto antes.

Os tratamentos para restaurar um dente quebrado

A restauração depende da profundidade da lesão. Quando a causa do dente quebrado é uma cárie, o tratamento é feito com a remoção da parte prejudicada e a reconstrução com resina ou porcelana. 

Se a cárie já tiver comprometido a polpa do dente, talvez seja necessário realizar um tratamento de canal antes da restauração. Mas em casos mais avançados, em que o dente está muito comprometido, o dentista pode recomendar a colocação de uma coroa associada a um implante dentário.

Agora, se está com um dente quebrado na gengiva, isso é um sinal de que a fratura foi profunda e atingiu a raiz. O tratamento em si pode variar bastante, sendo necessário realizar alguns exames de imagem para identificar o melhor tratamento.

Sabemos que lidar com um dente quebrado é um tanto assustador, mas existem formas de reverter essa situação com tranquilidade. As cáries, traumas e o bruxismo são os motivos mais comuns disso e, ao identificar a causa, o tratamento se torna mais fácil de ser realizado.

Então, nada de pânico, ok? Seja uma restauração simples ou um tratamento mais complexo, o importante é não ignorar o problema. 

Para mais dicas sobre saúde bucal, confira o blog da Thiesen Odontologia. Temos vários conteúdos esperando por você!

Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.