
Você passou meses (ou anos) com aparelho nos dentes, sonhando com o sorriso perfeito, mas eles estão voltando a ficar desalinhados? Apesar de ser uma situação bem desagradável, isso é mais comum do que você imagina!
Os dentes desalinhados após o tratamento ortodôntico são uma situação que frustra qualquer pessoa. Afinal, você passou por uma longa fase de esforço e desconforto para ter aquele sorriso maravilhoso. Mas você sabe por que isso acontece?
Hoje, vamos entender o motivo por trás dos dentes tortos depois de muitos meses usando aparelho e, mais importante, o que você deve fazer para manter seu sorriso bonito por muito mais tempo. Continue a leitura!
Por que os dentes podem ficar desalinhados após usar aparelho?
Primeiro, você precisa entender que o tratamento ortodôntico é um processo dinâmico. Isso significa que os dentes se movem de maneira gradativa para as posições corretas, mas, após o término do tratamento, existe a possibilidade de movimentação. E é aqui que pode resultar em dentes desalinhados ou tortos novamente.
Os principais motivos para que aconteça isso são:
Não usar a contenção corretamente
A contenção móvel é um aparelho ortodôntico feito para ser usado após a remoção do aparelho fixo. Ela ajuda a manter seus dentes na posição enquanto os ligamentos e ossos se adaptam às mudanças.
Se você não usar a contenção conforme a indicação de seu dentista, os dentes começam a se mover para a antiga posição, o que causa o surgimento de espaços e desalinhamentos.
Infelizmente, muitas pessoas deixam de lado a contenção porque acham desconfortável, mas esse é o maior motivo para dentes tortos após o tratamento.
Mudanças naturais com a idade
Nossos dentes continuam se movendo ao longo da vida! Isso explica por que algumas pessoas notam dentes desalinhados mesmo depois de retirar o aparelho.
Com o passar do tempo, os ossos maxilares podem se alterar, as gengivas sofrem alterações e os dentes tendem a se movimentar, o que gera o apinhamento. Todas essas mudanças são naturais, mas podem ser facilmente controladas com o uso correto da contenção.
3 hábitos que contribuem para dentes tortos após o tratamento ortodôntico
Além de não usar a contenção, também existem alguns hábitos que potencializam ainda mais os dentes desalinhados. Eles são:
1. Bruxismo
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes com uma pressão excessiva. Além de desgastar o esmalte dental, esse hábito, com o tempo, pode desalinhar a sua mordida.
A melhor forma de prevenir esses problemas é usar uma placa de uso noturno, que pode ser feita com seu dentista.
2. Maus hábitos orais
Existem alguns comportamentos que aparentam ser inofensivos, mas que contribuem bastante para o desalinhamento:
- Roer as unhas: essa pressão repetitiva empurra os dentes para fora de posição;
- Morder objetos: as canetas, lápis e outros itens criam forças que deslocam os dentes;
- Respirar pela boca: altera a posição da língua e modifica o formato do arco dental.
3. Não fazer visitas regulares ao dentista
Essa falta de acompanhamento profissional é preocupante. Você deve fazer visitas periódicas ao dentista para verificar se os dentes estão mantendo o alinhamento, fazer ajustes na contenção quando necessário e identificar problemas antes que se tornem maiores.
Sem esse acompanhamento, pequenos movimentos podem facilmente se transformar em dentes desalinhados.
Como evitar que os dentes fiquem tortos após usar aparelho?
Agora que entendemos por que os dentes podem se desalinhar após o tratamento, vamos ver o que você pode fazer para evitar que isso aconteça e manter os dentes tortos longe da sua rotina dental.
Use a contenção conforme orientado
O segredo para manter o resultado do tratamento é simples: use sua contenção, quer ela seja fixa ou móvel! Siga exatamente as instruções do seu ortodontista sobre:
- Quanto tempo usar por dia;
- Por quantos meses ou anos continuar;
- Como higienizar corretamente.
Algumas pessoas precisam usar a contenção por anos, outras por toda a vida. Só o seu profissional pode determinar o que é ideal para você.
Cuide da saúde bucal
Uma boa higiene previne problemas que causam a movimentação dental:
- Escove corretamente pelo menos três vezes ao dia;
- Use fio dental diariamente;
- Faça limpezas profissionais periodicamente.
Dentes e gengivas saudáveis são mais estáveis e menos propensos a ficarem desalinhados.
Os dentes desalinhados após o uso do aparelho ortodôntico é algo que pode acontecer, mas existem muitas maneiras de evitar que isso aconteça.
Lembre-se de usar a contenção corretamente, evitar maus hábitos orais e manter um acompanhamento regular com seu dentista. Tudo isso vai ajudá-lo a cuidar do seu sorriso por toda a vida!
Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais dicas sobre saúde bucal no blog da Thiesen Odontologia. Até a próxima!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.