
Um sorriso bonito e saudável requer vários cuidados, indo além da escovação diária. A limpeza dentária profissional, por exemplo, é um procedimento indispensável para garantir a saúde bucal completa.
Mas você sabe como é feita e qual a frequência ideal para fazer a limpeza bucal? Se ainda não, saiba que está no lugar certo para descobrir!
Neste artigo, vamos explicar o que é, qual a diferença da limpeza dentária para a escovação em casa e várias outras informações úteis. Continue a leitura para descobrir mais!
O que é limpeza dentária?
A limpeza dentária profissional feita pelo dentista, também conhecida como profilaxia, é um procedimento realizado em consultório odontológico que visa remover o tártaro e toda a placa bacteriana acumulada nos dentes e na gengiva.
Não é possível remover o tártaro com escovação ou fio dental, pois é uma película endurecida de bactérias. Nesse sentido, profissionais da odontologia capacitados utilizam instrumentos específicos para realizar esse trabalho.
A importância da limpeza dentária
Entenda que a limpeza bucal é a melhor forma para prevenir cáries, gengivite e periodontite. Essas condições são preocupantes para a saúde de uma pessoa, podendo acarretar outros problemas graves no dia a dia, como a perda dentária ou até mesmo problemas sistêmicos de saúde geral.
Além disso, a limpeza dentária ajuda a diminuir o mau hálito, pois elimina o acúmulo de placa bacteriana que causa esse odor.
E, claro, a remoção do tártaro e das manchas que surgem na superfície dos dentes também contribui para ter um sorriso mais bonito, estético e saudável.
🦷 Leia mais: Como tratar mau hálito ou halitose
Qual a diferença da profilaxia no dentista para a escovação dental em casa?
Por mais que a escovação e o uso do fio dental, utilizados diariamente e de forma correta, ajudam a manter a higiene da boca, eles não substituem a limpeza dentária realizada por um profissional.
A profilaxia remove o tártaro que está acumulado há um bom tempo e também alcança áreas da boca que a escova de dente e o fio dental não conseguem, como a parte posterior dos dentes e também abaixo da linha da gengiva.
Já a escovação dental em casa remove apenas a sujeira e a placa bacteriana que é formada ao longo do dia. Ela também auxilia na prevenção de cáries e na prevenção do mau hálito.

Como é feita a limpeza dentária profissional feita pelo dentista?
A limpeza bucal é um processo muito simples e indolor que demora, em média, 50 minutos. Para realizá-la, o dentista necessita avaliar a saúde geral da boca e identificar eventuais problemas.
Logo em seguida, através do uso de instrumentos odontológicos específicos, começa a remoção dos tártaros. A superfície dos dentes é polida para remover manchas na superfície e deixá-la lisa.
Por fim, o flúor é aplicado para aumentar o fortalecimento do esmalte e prevenir a cárie.
Qual é a frequência ideal para fazer a limpeza dentária?
A frequência recomendada para fazer a limpeza dentária é a cada seis meses.
Porém, existem alguns casos, principalmente pessoas com doenças gengivais, como gengivite ou periodontite, que necessitam fazer a limpeza a cada três ou quatro meses.
E qual a consequência de não fazer a limpeza bucal regularmente?
Negligenciar a profilaxia é um grande erro que leva a várias complicações, sendo elas:
- Cáries: concentração de placa bacteriana;
- Gengivite: inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa;
- Periodontite: estágio avançado da gengivite, acarretando até a perda óssea e de dentes;
- Mau hálito: acúmulo de bactérias na boca que causa um odor persistente;
- Agravamento de problemas bucais: quando realizada por um dentista experiente, a profilaxia permite a percepção mais clara de problemas bucais em estágio inicial, evitando assim seu agravamento e permitindo intervenção precoce.
🦷 Leia também: Quais são as doenças mais comuns e como evitá-las?
Então, conseguiu entender tudo sobre a limpeza dentária e a frequência certa para realizá-la?
Mantenha uma frequência adequada de limpezas para garantir dentes saudáveis e um sorriso bonito. Faça a escovação três vezes ao dia, use o fio dental diariamente e visite regularmente o seu dentista.
Lembre-se que a prevenção é o melhor caminho para ter uma saúde bucal de qualidade!
Gostou deste conteúdo? Leia mais no blog da Thiesen Odontologia. Até a próxima!
Responsável técnico pelo artigo: Guilherme Thiesen CRO-SC 6117, Pós-Doutor em Ortodontia, certificado pelo Board Brasileiro de Ortodontia – BBO e palestrante internacional Invisalign.